GAL Pesca Sotavento recebe congéneres da Galiza

Foi possível mostrar algum do território de intervenção do GAL Sotavento

O GAL Pesca Sotavento do Algarve acolheu nos dias 26 e 27 de Outubro um grupo de congéneres espanhóis da Galiza – o Grupo de Acción Local do Sector Pesqueiro (GALP) Costa da Morte.

Este GALP fez-se representar por duas mariscadoras, um pescador, dois alcaldes (presidentes de Câmara), um técnico e um historiador/jornalista.

No âmbito do intercâmbio de experiências e boas práticas, a visita teve como objetivo conhecer alguns projetos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve que podem servir de exemplo para replicar no seu território de intervenção, na Galiza.

Foram escolhidos, para uma visita mais detalhada, um conjunto de projetos que abrangem diversas tipologias, assim como vários tipos de beneficiários, privados e públicos.

Os projetos escolhidos foram os passeios marítimo-turísticos, na Culatra (beneficiário: Manuel Mestre), a descarbonização da atividade de aquacultura na ilha da Culatra (beneficiário: Associação de Moradores da Ilha da Culatra), a reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Olhão (Beneficiário: Docapesca), a promoção do pescado fresco (beneficiário: Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta) e ainda o Faro Story Spot – A cidade e a Ria (beneficiário: Good Moments).

O roteiro incluiu, igualmente, passeios guiados aos mercados de Olhão, onde se apreciou o pescado e os produtos regionais que ali se comercializam, ao porto de pesca de Olhão, para visita às instalações da Docapesca, à associação Cooperativa Formosa, para observar a depuração dos bivalves, à lota da Fuseta e às instalações da Associação de Armadores de Pesca daquela vila, e à zona ribeirinha da cidade de Faro, onde se deu a conhecer alguns investimentos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve.

Foi, assim, possível mostrar algum do território de intervenção do GAL, não só geograficamente, mas também no que respeita ao tipo de beneficiários e de iniciativas executadas.

 



Comentários

pub