Festival de Órgão arranca com concertos em Portimão e Faro

Os concertos realizam-se às 21h00, são de entrada livre e não carecem de reserva prévia

Igreja Matriz de Portimão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O XV Festival Internacional de Órgão arranca esta sexta-feira, 4 de Novembro, na Igreja Matriz de Portimão, com um concerto do organista João Santos e a participação do Coral Adágio. Segue-se, logo no dia seguinte, outro espetáculo, na Sé de Faro. 

Começando por Portimão, depois de uma primeira parte onde brilhará o órgão e os seus registos sonoros, o destaque vai «para a interpretação da obra para coro misto e órgão, o “Stabat Mater” de Josef Rheinberger (1839-1901), opus 138. A obra foi escrita para uso na liturgia, está dividida em quatro seções, usa alguns ritmos barrocos e termina numa fuga tranquila», diz a associação Música XXI.

No dia seguinte, sábado, 5 de Novembro, João Santos apresenta-se no órgão da Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coral Ossónoba dirigido por Nuno Sequeira Rodrigues.

Prelúdios, Fantasias de eco, Chaconnes e Toccatas preenchem o programa a solo, seguindo-se a participação coral com a interpretação de cinco obras de referência, de Elgar, Rossini, Gounod, Mozart e Saint-Saëns, onde não faltará «um cheirinho a Natal».

Os concertos realizam-se às 21h00, são de entrada livre e não carecem de reserva prévia.

Antes de rumar a Faro, no sábado de manhã o organista João Santos oferece um workshop de Órgão na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados.

Esta atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se para 282 426 290 / 966 642 279, [email protected].

João Santos participou em prestigiados concursos internacionais de órgão e efetua regularmente concertos por todo o país e estrangeiro. Tem trabalhado com grande parte das orquestras nacionais. É organista titular da Catedral de Leiria.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em setembro de 1989. Hoje, com cerca de 30 elementos, tem como diretor artístico o maestro António Alves. Do seu percurso destacam-se deslocações nacionais e internacionais e atuações na rádio e televisão.

O Grupo Coral Ossónoba foi fundado em 1980 e realizou e organizou mais de 450 concertos. Tem-se apresentado por todo o país e internacionalmente e participou em programas da Televisão. Conta com cerca de 60 coralistas e é dirigido pelo maestro Nuno Sequeira Rodrigues.

O Festival de Órgão do Algarve 2022 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 



Comentários

pub