Ferragudo assinala a data da sua antiga feira no Largo do Regato

«Na feira existia um enorme número de divertimentos, vendedores dos mais diversos produtos, bem como muita chuva e algumas inundações»

A Feira de Ferragudo, que decorria na segunda quinzena de Outubro, «não chegou ao século XXI, tendo-se perdido na memória algures nos anos 80 do século passado». Afirmando-se «ciente de que o legado da Feira constitui herança imaterial de Ferragudo e do concelho», a Junta de Freguesia decidiu voltar a assinalar a data, desta vez com uma feira de artesanato a decorrer no fim de semana de 15 e 16 de Outubro, das 10h00 às 17h00, no Largo do Regato, onde anteriormente se realizava o certame.

A autarquia de Ferragudo salienta que as garações que ainda se lembram da feira tradicional «contam que, na feira existia um enorme número de divertimentos, vendedores dos mais diversos produtos, bem como muita chuva e algumas inundações».

«Hoje saudosos dos “carrinhos de choque”, do circo ou das “barraquinhas de tiros”, que de momento são difíceis de reproduzir, face às outras feiras regionais que engrandeceram e afirmaram o seu lugar, importa lembrar não só as memórias mais recentes, mas assinalar a data de uma das maiores feiras do Algarve de gado e de artigos tradicionais do início do século XX».

 

 

A Feira que, em 1915, aparece espelhada em fotos da época com uma pujança de visitantes, artesãos, carroças, produtos para a casa, comidas e bebidas e muito gado e que chegou nos anos 40, a oferecer prémios avultados para os feirantes que primeiro chegassem, bem como jornal sonoro e quermesse, é apenas uma memória longínqua e imaterial.

Na recriação, marcada para o próximo fim de semana, o espaço dos artesãos e as suas inscrições são geridos pela Associação Caminhos do Meio, pelo que eventuais interessados poderão entrar em contacto através do email [email protected].

Além do artesanato local, a Junta de Freguesia de Ferragudo disponibiliza espaços para outros feirantes, que poderão inscrever-se gratuitamente naquela autarquia, até ao próximo dia 13 de Outubro, a fim de reservarem o seu espaço.

 



Comentários

pub