Feira de Santa Iria anima Largo de São Francisco de 14 a 23 de Outubro – e há novidades

Empresa municipal Ambifaro, organizadora da Feira, criou, este ano, um Pavilhão das Entidades

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação – Arquivo

A Feira de Santa Iria regressa, de 14 a 23 de Outubro, ao Largo de São Francisco, em Faro. Este ano, há novidades, como um novo palco com música popular. 

Feirantes, parceiros e operadores fazem um certame cada vez mais repleto de oferta gastronómica, de vestuário, artesanato, mobilidade automóvel e alternativa, brinquedos e diversões para miúdos e graúdos.

A Feira de Santa Iria é também uma boa ocasião para associações, entidades e instituições das mais diversas áreas sem fins lucrativos, promoverem o seu programa e atividades.

Nesse sentido, a empresa municipal Ambifaro, organizadora da Feira, criou, este ano, um Pavilhão das Entidades.

Além disso, o recinto contará com novos pórticos.

Contudo, este ano, a grande surpresa fica reservada para a maior protagonista em tantos séculos de existência: Santa Iria de Nabância. Estreando uma nova imagem que a procura, o certame deste ano ficará marcado pela cerimónia memorial a realizar no dia da morte da mártir – o dia 20 de Outubro.

Esta iniciativa tem como ponto de partida a Igreja da Misericórdia de Faro onde, às 16h30, o cónego Rui Barros, pároco da Sé e São Luís e presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF), celebrará missa solene em honra da padroeira da feira e na presença da sua imagem, de alto valor patrimonial.

Finda a manifestação de fé, a organização da Feira, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF) e a Divisão de Museus e Restauro da Câmara Municipal, fará deslocar a peça escultórica até ao Pavilhão das Entidades da feira, onde se dará a conhecer a populares, feirantes e curiosos das artes e património, a partir das 18h30.

Esse será um momento marcado pelas intervenções de Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, que falará sobre o alto valor histórico e artístico da peça, e do reitor do Seminário Episcopal, o padre António Freitas, que fará uma evocação da vida
de Iria de Nabância.

A peça, que foi cedida pela SCMF, ficará até ao final do dia para exibição no recinto da feira, regressando ao seu local de origem à hora de encerramento.

Tal como é habitual, o parque de estacionamento da Pontinha será gratuito durante os dias da feira.voltará a ficar à disposição de todos quantos dele queiram ter usufruto gratuitamente, durante os dias úteis em que decorre o evento.

A organização é da Ambifaro e do Município de Faro e conta com diversos apoios, como a União das Freguesias de Faro, os Bombeiros Sapadores de Faro, a Santa Casa da Misericórdia de Faro e o Seminário Episcopal.

 

 



Comentários

pub