Faro vai escolher os donos de 90 casas a custos controlados

Apartamentos deverão estar prontos no final de 2023

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Ao todo, serão 90 casas, a maioria destinadas aos mais jovens, mas sem esquecer a população em geral, e com um lote destinado aos portadores de deficiência. As candidaturas aos fogos de habitação a custos controlados que já estão a ser construídos na zona da Lejana de Baixo, em Faro, vão abrir a 1 de Novembro e poderão ser feitas até 31 de Dezembro.

Os apartamentos, que estão a ser erguidos pelo Grupo Ferreira, deverão estar prontos no final de 2023.

Foi precisamente a pensar naqueles que possam querer candidatar-se que foi inaugurado o espaço Casa Nova, na Rua Lethes, na Baixa da capital algarvia, numa iniciativa conjunta da empresa construtora e da Câmara de Faro.

Neste local, que está a funcionar desde sexta-feira, dia 7 de Outubro, os interessados poderão obter toda a informação necessária sobre os fogos a concurso e ajuda para fazer a candidatura.

A concurso, vão estar 90 apartamentos, distribuídos por dois lotes, com tipologias T1 (18 apartamentos), T2 (38 apartamentos) e T3 (34 apartamentos).

Todos os apartamentos «terão varandas e estacionamento em garagem» e as dimensões que são estipuladas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), assegurou João Moreira, administrador do grupo Ferreira. Os preços variam entre os 104.750 e 216.250 euros.

O mesmo responsável assegurou que o projeto obedece a «padrões rigorosos» de eficiência energética e certificação ambiental e até terá uma horta biológica.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Quem quiser candidatar-se, tem de cumprir certos pré-requisitos, desde logo ser morador em Faro há pelo menos dois anos ou ter vivido neste concelho 5 anos dos últimos dez.

Outros critérios passam pela ausência de dívidas ao Estado, por não ser proprietário de outro imóvel e, claro, por ter mais de 18 anos.

Também há um limite máximo de rendimento per capita, para os que se quiserem habilitar a comprar uma destas casas.

No entanto, a condição financeira não será um critério diferenciador, na hora de atribuir as casas.

«A atribuição dos fogos será feita por concurso, ao qual serão sujeitas todas as pessoas que vejam a sua candidatura aprovada», explicou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

Ainda assim, haverá diferentes “pacotes” de candidatos. Os jovens até aos 35 anos serão aqueles com mais hipóteses de garantir uma casa, uma vez que terão uma fatia de 60% do total de fogos a ele destinados. Os outros dois contingentes, com 20% dos apartamentos cada, são os portadores de deficiência e o contingente geral, onde cabe toda a restante população.

O sorteio final decorrerá até Março de 2023 e apurará não apenas os 90 vencedores, mas outros tantos suplentes.

Isto, claro, se se confirmarem as expetativas da Câmara, que conta ter «várias centenas de candidaturas».

Quanto ao preço das casas, é bem abaixo do de mercado e respeita as regras para este tipo de habitação, que estão bem definidas.

«Em média, o valor dos fogos anda na ordem dos 2 mil euros por metro quadrado. Isto está tabelado, não é a Câmara nem o promotor que definem estes valores. São valores definidos pelo IHRU, que diz exatamente o valor pelo qual deve ser comercializado cada fogo», explicou Rogério Bacalhau.

 

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub