Faro: Casa das Virtudes estreia “Cegueira” para celebrar cem anos de Saramago

No dia 17

O espetáculo multidisciplinar “Cegueira”, criado e interpretado por Gérald Oliveira, Ricardo Morujo e Rita Spider, vai ter a sua estreia absoluta na Casa das Virtudes, em Faro, no dia 17 de Novembro, às 21h30.

Além da estreia, serão promovidas mais duas sessões, nos dias 18 e 19 de Novembro, à mesma hora.

Através da dança, do circo e da representação, o público será levado ao universo da obra “O Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, cujo centenário a Casa das Virtudes, produtora do espetáculo, pretende, desta forma, celebrar.

Este é «um espetáculo imersivo e sensorial», onde o público «tem o poder de manipular a narrativa», segundo a Casa das Virtudes.

A realização da peça conta com o apoio da DGArtes e da Fundação Saramago, «que gentilmente cedeu os direitos da obra “O Ensaio Sobre a Cegueira”».

 

Sinopse:

Quem tem olho em terra de cego é rei!

Será isto totalmente verdade?

Num asilo, onde a liberdade é nula, mas a vontade de sair sobressai acima de tudo e todos, residem pessoas sem que possam saber obviamente, que foram colocados naquele estabelecimento para serem esquecidos.

Tudo isto apenas porque cegaram!

Uma cegueira branca nunca vista, que os impede de ver a escuridão deste novo presente! Dizem ser uma epidemia, possivelmente uma pandemia… Sentenciados à ausência do mundo exterior, terão de lutar pela sua sobrevivência.

Com o passar do tempo, confinados, sem qualquer perspetiva de futuro e privados de um dos cinco sentidos, agirão perante a sua natureza…. Serão estes atos condenáveis?… Deverão continuar a seguir as leis morais e éticas?

 

 

 



Comentários

pub