Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” chega a Faro

Estará patente ao público, até dia 30 de Outubro, na Galeria da CCDR Algarve

A Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que desde Agosto de 2021 se encontra em itinerância por aldeias, vilas e cidades da do Algarve, está agora patente ao público, até dia 30 de Outubro, na Galeria da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro.

Esta é uma exposição que convida os visitantes a “verem” a Fortaleza de Sagres através do olhar dos jovens e seniores, com idades entre os 16 e os 85 anos, que a visitaram no âmbito do Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”.

O projeto envolveu jovens que concluíram no ano letivo 2021-2022 o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e séniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de aprendizagem, de vivência conjunta de experiências, de troca de conhecimentos, de partilha de afetos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

A viagem foi iniciada na Fortaleza de Sagres, onde recebeu milhares de visitantes durante o período de Verão de 2021. Depois, a Exposição rumou a Alte, onde esteve no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, seguiu para o Restaurante Rosmaninho em Sarnadas, uma pequena localidade na freguesia de Alte.

Em 2022, desceu da Serra ao litoral, para ser visitada no Instituto Português do Desporto e Juventude em Faro e posteriormente nas Ruínas Romanas de Milreu – Estoi. A viajem continuou indo ao Centro Autárquico de Quarteira, à Junta de Freguesia de Boliqueime, ao Posto de Turismo de Salir, à Editora Sul, Sol e Sal em Loulé, ao Parque das Comunidades em Almancil, e depois de uma paragem no MAR Shopping Algarve, subiu de novo à Serra para visitar Querença, que a acolheu na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Ameixial, Tor e Benafim, locais onde esteve patente ao público nas Juntas de Freguesia.

 

 

Após uma paragem no Cineteatro de São Brás de Alportel, regressou a Faro, local onde esteve na Biblioteca da Universidade do Algarve no Campus da Penha e agora na Galeria da CCDR Algarve. Em Novembro, seguirá viagem para barlavento, instalando-se em Portimão, na Biblioteca da Universidade do Algarve e posteriormente no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, local onde a itinerância será encerrada no dia 30 de Dezembro.

O Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo” concebido a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Promovido por uma parceria constituída pela Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte, a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense, contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé – Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve, da Federação Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes.



Comentários

pub