Eventos culturais, desportivos e religiosos marcam Dia do Município de Lagos

Esta quinta-feira, 27 de Outubro

Cerimónias protocolares, eventos culturais e desportivos, visitas e celebrações religiosas compõem o programa das comemorações do Dia do Município de Lagos, que se assinala esta quinta-feira, 27 de Outubro, em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

As celebrações arrancam às 9h30, na Praça Gil Eanes, com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, com hinos interpretados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e Grupo Coral de Lagos e largada de pombos.

De seguida, há uma visita guiada história da cidade e do seu padroeiro e, às 11h30, na Igreja de Santa Maria, será celebrada a Missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, seguindo-se a inauguração do Busto de D. José Sebastião d’Almeida Neto (Cardeal Neto).

A parte da tarde fica marcada pela sessão solene, a ter lugar no Centro Cultural de Lagos, a partir das 15h30, onde serão homenageadas diversas personalidades da comunidade lacobrigense.

Às 18h00 acontece a inauguração da exposição sobre a vida e obra de São Gonçalo de Lagos. Integram, ainda, o programa algumas sugestões de visita, a realizar no dia 27, aos equipamentos museológicos municipais (entrada livre) e ao Zoo de Lagos, entidade que se
associa a esta efeméride, oferecendo entrada gratuita para crianças até aos 4 anos de idade e 50% de desconto para os restantes residentes no concelho.

Destaca-se ainda no dia 28 o colóquio internacional “Razão, Natureza e Causalidade: do experiencialismo português à génese da Modernidade”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Universidade Católica Portuguesa.

Entre os dias 28 e 30 de Outubro, estão programadas outras atividades comemorativas.



Comentários

pub