Estudantes da Universidade do Algarve já têm um monumento em Faro

Inauguração aconteceu esta sexta-feira, 21 de Outubro

Os estudantes da Universidade do Algarve já têm um monumento de homenagem na cidade de Faro. 

A obra foi inaugurada esta sexta-feira, 21 de Outubro, e pretende «homenagear uma das mais importantes e simbólicas comunidades que fazem parte do tecido comunitário de Faro».

Foi este o mote que levou o Município a lançar à Universidade do Algarve e à sua Associação Académica o desafio de realizar um concurso público de ideias para a criação desta obra.

«É com muita alegria que homenageamos os estudantes que fazem parte da cidade enquanto cá estão, quando acabam os cursos e que nos levam no coração, e os que fazem parte da cidade quando ficam cá», referiu Rogério Bacalhau, na cerimónia de inauguração.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Faro, a «Universidade do Algarve é a instituição que mais contribuiu e contribuirá para o desenvolvimento da região».

«Faro beneficiou imenso de ter aqui a Universidade, porque todos os estudantes que vieram e cá ficaram têm contribuído para a afirmação e desenvolvimento do concelho», acrescentou.

Paulo Águas, reitor da UAlg, realçou que a comunidade estudantil, que começou a chegar em 1983 à capital algarvia, conta hoje com mais de 10 mil pessoas que têm contribuído para uma cidade «bem diferente».

«Sabemos que temos impactos na cidade e que a cidade também tem feito esforços para acolher esta grande comunidade, mas julgo que temos conseguido caminhar em harmonia e que o continuaremos a fazer no sentido de termos mais conhecidos, de qualificar mais jovens e podermos ser uma melhor sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais qualificada», realçou ainda o reitor.

Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica, agradeceu também ao município e à Universidade e louvou o facto de Faro ter agora «um marco visível que representa a comunidade estudantil».

A obra vencedora do concurso, que pode ser apreciada junto à rotunda do hospital, é da autoria dos artistas plásticos Pedro Cabral Santo, Nuno Esteves da Silva e Sérgio Vicente.

O júri foi composto por Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, Sophie Matias, vereadora do Urbanismo, Marco Lopes, chefe da divisão de Museus, Arqueologia e Património, Luís Barros, diretor do departamento de Infraestruturas e Urbanismo, Saul Neves de Jesus, vice- reitor, Fábio Zacarias, presidente da AAUAlg, Rui Sanches, professor do curso de Artes Visuais, e Pedro Calado, professor do Curso de Design.

 



Comentários

pub