Estudantes da UAlg vão ter mais 287 camas até 2024

Presidente da Associação Académica frisa que as mais 287 camas previstas até 2024 «vão ajudar, mas suficientes não serão»

Até 2024, os estudantes da Universidade do Algarve vão ter à sua disposição mais 287 camas em residências universitárias, anunciou Paulo Águas, reitor da Instituição de Ensino Superior, à margem da inauguração do monumento de homenagem aos estudantes, na sexta-feira, 21 de Outubro.

Na mesma ocasião, o responsável máximo pela UAlg também apontou a necessidade de «mais mobilidade», nomeadamente com transportes públicos gratuitos para os estudantes.

No que toca às residências, «o contrato de financiamento no âmbito do PRR foi assinado há poucas semanas. Estamos a lançar os primeiros concursos para os projetos e admitimos que até ao final de 2023 a obra será adjudicada e terminará em 2024», disse Paulo Águas ao Sul Informação. 

Questionado sobre a ajuda que a Câmara Municipal de Faro poderá dar em aspetos futuros, Paulo Águas frisou que a Universidade «não pode estar à espera do Município em relação à matéria do alojamento porque a Câmara não tem essas obrigações».

«Isso compete ao Estado, mas na questão das acessibilidades e dos transportes esperamos uma ajuda», continuou.

Uma das apostas da UAlg, frisou o reitor, é «contribuir para a descarbonização» e isso «passa por mais transportes públicos».

«Já lancei o desafio ao presidente e julgo que isso irá acontecer mais tarde ou mais cedo. Bom seria termos transportes gratuitos para estudantes, à semelhança do que acontece noutras cidades do país. Faro é uma cidade de vanguarda e julgo que no momento que for considerado adequado pelos seus decisores, também irá dar esse passo que será um ponto positivo tanto para os estudantes como para a cidade».

O presidente da Câmara Rogério Bacalhau admitiu que «a questão dos transportes é, de facto, um problema que muitas vezes não é fácil de resolver pelos constrangimentos que tudo isso implica», mas realçou que a autarquia «está a trabalhar nisso» e que nesse sentido já foram dados alguns passos nos últimos anos.

 

 

«Tento em conta o aumento do número de alunos, esses passos tornam-se insuficientes, mas estamos a tentar ultrapassar isso com mais carreiras e horários», revelou o edil ao Sul Informação.

Em relação aos transportes gratuitos, Rogério Bacalhau relembra que isso já é uma realidade para os alunos até ao 12.º ano e que, no caso da universidade, a autarquia «não tem essa responsabilidade»-

Contudo, a hipótese não é totalmente descartada pelo presidente da Câmara farense.

Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da UAlg, saudou «a nova oferta de mobilidade do VAMUS que liga tanto a cidade de Olhão como Loulé» a Faro, mas frisou que «ainda assim é pouco, sendo necessário intervir e conseguir que estudantes de outras cidades do Algarve fiquem na sua primeira residência e estudem aqui».

Ao Sul Informação, o jovem salientou ainda que as 287 camas previstas até 2024 «vão ajudar, mas suficientes não serão».

«É necessário que se invista em mais habitação na cidade a preços controlados. É disso que os estudantes necessitam para, consequentemente, conseguirmos fixar mais jovens na região e termos um desenvolvimento efetivo do Algarve nos próximos anos», rematou Fábio Zacarias.

Todas as declarações foram proferidas à margem da inauguração do monumento de homenagem aos estudantes, momento sobre o qual lhe contamos tudo aqui.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 



Comentários

pub