Espaço Saúde 360º Algarve promove informação sobre vacinação da gripe nos idosos em Cachopo

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral

“Saúde em Dia: Gripe nos idosos – vacinar para proteger” é o tema da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Universidade do Algarve e o Projeto Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário, em Cachopo, em Tavira.

A sessão acontece já no próximo dia 3 de novembro, das 11h00 às 12h30, no Espaço Intergeracional e Comunitário (antigo centro de dia da Freguesia de Cachopo).

A iniciativa pretende alertar para a importância da vacinação no idoso e nas pessoas consideradas com alto risco de desenvolver complicações pós gripe, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento.

Serão também abordados alguns fatores a considerar, nomeadamente, quando deve ser feita a vacinação, quem deve ser vacinado, como é feita a convocatória para a vacina, quais as pessoas abrangidas pela vacinação gratuita, como agir quando ocorrem efeitos secundários, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos contra a gripe.

“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, onde é significativo o envelhecimento da população, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos preventivos, de forma a consciencializar e preservar a saúde dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

“Este tipo de iniciativas abertas ao público permite-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação de saúde credível e atualizada, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere Margarida Espírito Santo, farmacêutica e professora na Universidade do Algarve, preletora da sessão.

A sessão “Saúde em Dia: Gripe nos idosos – vacinar para proteger” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/ ou https://pt-pt.facebook.com/plataformasaudeemdialogo/

 

 



Comentários

pub