Domingos Quadé apresenta livro “Direito guineense dos recursos naturais vivos” em Loulé

A fauna, a flora e o ambiente são as dimensões abordadas na obra

Domingos Quadé, ex-bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau e ex-candidato independente às Presidenciais de 2014 neste país, vem à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no dia 4 de novembro, às 19h30, para apresentar o seu mais recente livro, “Direito guineense dos recursos naturais vivos”.

A fauna, a flora e o ambiente são as dimensões abordadas na obra. O livro fala do ambiente nas suas duas partes (vivos e não vivos).

Esta iniciativa, integrada na rubrica “Livros Abertos”, terá a apresentação do também guineense José Canas.

Domingos Quadé nasceu no dia 15 de novembro de 1961, na povoação de Tande, secção de Ingoré, setor de Bigene, região de Cacheu. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Recebeu formação de formadores da OHADA no Porto Novo, Benim. Foi-lhe atribuído o título de Doutor honoris causa pela Cypres International Bible Institute University de Malawi, por reconhecimento da obra “Guiné-Bissau, pela força do Estado, Justiça e Reconciliação Nacional”.

É advogado de profissão e ex-bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau. O autor tem-se dedicado ao estudo do direito do ambiente em geral e do direito dos recursos naturais vivos em especial.

É consultor jurídico de várias instituições nacionais e internacionais, deputado eleito pelo PRS, membro da Comissão Especializada para Assuntos Jurídicos, Constitucionais e Direitos Humanos e membro da Comissão de Revisão Constitucional da ANP.

É autor de várias obras ligadas ao Direito do Ambiente, nomeadamente: “Relatório Jurídico sobre a Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama Bijagós – Análise Jurídica e Políticas Públicas”, “Funcionamento Jurídico da Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama Bijagós”, “Ensaios jurídicos- institucionais sobre Áreas Protegidas, Terrestres, contributo para o seu estudo”, “Direitos dos Recursos Naturais Vivos, (no prelo)”, “PRS, Uma Vida, Uma História (prelo)”, entre outras.

 



Comentários

pub