Dia Mundial da Saúde Mental comemorado em Loulé pelo Grupo Ciranda

Com organização do Grupo Ciranda

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro, foi comemorado em Loulé com um evento organizado pelo Grupo Ciranda no auditório da Escola Secundária da cidade. 

O Grupo Ciranda, constituído por psicólogos das escolas, dos serviços de saúde e da Câmara, tem como filosofia «desenvolver um plano de trabalho assente numa rede dinâmica, que vise a articulação interserviços nos três setores, no âmbito da saúde mental e intervenção psicoeducativa no concelho de Loulé, criando sinergias e potenciando saberes», refere a autarquia em nota.

Numa sessão que contou com a presença de 70 profissionais de diferentes áreas, com destaque para a saúde, abertura dos trabalhos esteve a cargo de Sónia Coelho, membro do Ciranda, de Ana Machado, vice-presidente da Autarquia, Renata Afonso, diretora da Escola Secundária de Loulé, Paula Simãozinho, representante da ACES Algarve Central, e de Carla Fernandes, da direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Após a abertura, seguiu-se a apresentação do painel “Saúde Mental Infanto-Juvenil: saúde e educação”, moderado por Carla Fernandes do Grupo Ciranda, no qual participou Maria Esteves, da DGEstE Algarve, Ilza Martins, da área da saúde, e Alberto Guerreiro, psicólogo da
Autarquia de Loulé.

Numa reflexão conjunta, foi considerado o panorama da saúde mental das crianças e jovens do concelho de Loulé, tendo em conta o passado, o presente o futuro.

 

 

Os trabalhos encerraram com a metodologia World Café, na qual os participantes puderam refletir e dar o seu contributo para a definição de eventuais procedimentos a adotar numa situação de crise, em contexto escolar.

«Com esta dinâmica pretendeu-se contribuir para o trabalho que a equipa do Ciranda tem vindo a desenvolver, no âmbito da criação de um modelo de atuação com linhas orientadoras para a intervenção, em situações de crise, especificamente no âmbito escolar», continua a autarquia.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Secundária de Loulé sob a temática da saúde mental.

«Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos chegaremos mais longe. É precisamente esta uma meta do nosso grupo, chegar o mais longe possível , através de uma metodologia participativa, integradora em prol de respostas mais eficazes e que vão ao encontro das necessidades, com vista à promoção da saúde mental e do bem-estar em contexto escolar e comunitário», considerou o Grupo Ciranda.

 

 

Na área da saúde, acompanharam esta sessão enfermeiros da equipa de saúde escolar, equipa responsável pela consulta médica do adolescente, Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil de Loulé, ELI Loulé – Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, do Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em Risco de Loulé, Equipa de Prevenção da Violência dos Adultos e da consulta de Psicologia do Adolescente e do Adulto.

Da parte da educação, estiveram presentes psicólogos das escolas, assistentes sociais e de intervenção comunitária, elementos das equipas da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, professores coordenadores de promoção e educação para a saúde e diretores das escolas.

Juntaram-se ainda, da parte da autarquia, psicólogos do Programa de Apoio à Psicologia Escolar, da Unidade Operacional de Promoção da Saúde e da Unidade Operacional dos Direitos Sociais e ainda representantes da CPCJ de Loulé.

 



Comentários

pub