Cristóvão Norte manifesta-se contra aumento do preço da água no Algarve

Hipótese defendida pelo presidente da AMAL em declarações à rádio Observador

Cristóvão Norte manifestou-se esta terça-feira, 4 de Outubro, contra o possível aumento do preço da água no Algarve, hipótese defendida por António Pina, presidente da AMAL, em declarações à rádio Observado, como forma de reduzir o consumo. 

«A solução para a falta de água não é aumentar o preço, muito menos num período em que a inflação dispara e muitas famílias e empresas contam os tostões para suprir necessidades básicas. Não tornemos a vida de muita gente mais difícil do que já é. O preço da luz, do gás e da gasolina não depende do nosso país, a água sim e, por isso, este bem essencial deve ser protegido da inflação», defende o presidente do PSD Algarve.

Em nota enviada à redações, o PSD Algarve refere que tem criticado os atrasos no processo de localização de uma central dessalinizadora, as hesitações na execução no plano de eficiência hídrica da região e a falta de um plano de desenvolvimento da região que tenha em consideração as possibilidades hídricas presentes e futuras da região.

Segundo Cristóvão Norte, «é por termos desperdiçado tanto tempo, décadas mesmo, que somos apanhados desprevenidos e se vem agora propor medidas de contingência  para reparar o que não se fez no passado. Mesmo que o aumento do preço da água seja para consumos mais elevados, haverá sempre muitas empresas, de pequena, média e grande dimensão, desde logo a restauração, que irão sofrer na pele».

O PSD Algarve relembra ainda que o anterior Ministro do Ambiente assumiu, em 2021, que os investimentos – mesmo os provenientes de fundos comunitários – feitos na eficiência hídrica da região teriam que ser suportados pelos consumidores.



Comentários

pub