Conferências Casa da Cidadania continuam no Edifício do Real Compromisso em Ferragudo

O historiador David Luna de Carvalho será o orador convidado

“Conflitos e tumultos devidos à política em matéria religiosa na 1ª República em Portugal (1910-1917)” é o tema da próxima sessão das Conferências Casa da Cidadania, marcadas para 15 de Outubro, às 16h00, no Edifício do Real Compromisso, em Ferragudo.

O historiador David Luna de Carvalho será o orador convidado.

A história da Democracia, iniciada com a Revolução Liberal de 1820 e a Constituição de 1822, que agora celebra o seu bicentenário, começou, na sua letra, por tornar todos OS portugueses iguais perante a lei, ponto fundamental para a institucionalização de uma cidadania. Não obstante, embora se aludisse à “livre comunicação dos pensamentos”, não passou a haver liberdade de pensamento, nem mesmo liberdade religiosa.

O Estado Monárquico Constitucional Português foi um Estado Confessional e ser português era ser católico. Para além de pretender extinguir a instituição monárquica, assente na mera sucessão familiar, a 1.ª República teve também como objetivo fundamental instaurar a liberdade de pensamento e a liberdade religiosa, aprofundando assim a democracia e a cidadania.

Pelas reações adversas que causou este desígnio tem sido interpretado como a razão da curta duração da 1.ª República, sem que, contudo, se tenha quantificado, seriado, cartografado e relacionado toda a série de conflitos que existiram com pretextos político-religiosos.

David Luna de Carvalho afirma que, «tendo-o feito, apresentamos esses resultados, considerando os espaços do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Num último momento, procedemos a uma análise comparativa entre esse universo de observação e o do Algarve».

 



Comentários

pub