Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen está de volta

Uma iniciativa conjunta das bibliotecas municipais de Lagos e Loulé

O Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, uma iniciativa conjunta das bibliotecas municipais de Lagos e Loulé, está de volta.  

A iniciativa, que já conta com 17 edições, pretende celebrar a icónica autora Sophia de Mello Breyner Andresen ao mesmo tempo que quer estimular a criatividade dos jovens algarvios.

Os alunos interessados em entrar neste desafio têm até 18 de Fevereiro para entregar os seus trabalhos de escrita e ilustração inspirados na obra da escritora.

«Este concurso faz já parte da tradição escolar do Algarve, promovendo a leitura junto dos seus alunos, mas também incentivando à exploração da sua imaginação e criatividade tendo em conta a vasta obra de um dos maiores vultos da cultura e literatura portuguesas, Sophia de Mello Breyner Andresen», refere a Câmara de Lagos em nota enviada às redações.

A iniciativa destina-se a todos os estudantes de 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (ou equiparado) de escolas algarvias.

Já as modalidades a concurso são Escrita (poesia, prosa ou ensaio em língua portuguesa), e Ilustração, sendo que os trabalhos deverão ser inspirados em obras da autora e indicar a qual ou quais se refletem. As participações, individuais ou de grupos com máximo de três elementos, devem ser apresentadas com pseudónimo e ano de escolaridade e devem ser entregues até 18 de Fevereiro (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos ou Biblioteca Municipal de Loulé, presencialmente ou por correio.

Nesta edição, a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Lagos, a 22 de Abril de 2023, aproveitando a celebração do Dia Mundial do Livro, logo no dia seguinte. Aos alunos premiados serão atribuídos cartões-oferta a descontar em livrarias locais de Lagos ou Loulé (quatro prémios em cada nível de escolaridade, dois por categoria).



Comentários

pub