Cinema voltou à baixa de Faro num Farcume com balanço «muito positivo»

Foram «três noites de sala cheia»

“21 anos depois, o Cinema volta à Baixa”. Este foi o mote da última edição do “Farcume: Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro”, que se realizou de 23 a 25 de Setembro, no lugar onde antes existia o Cine-Teatro Santo António, e cujo balanço é «muito positivo».

Foram «três noites de sala cheia no CCH – Cultural and Conference Hub do 3HB Faro e uma média de 70 visitantes por noite», conta a associação Faro 1540, organizadora do festival.

Sobre o futuro, Paulo de Oliveira Botelho, presidente da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, entidade organizadora do Farcume, perspetiva que ele passa por consolidar «as parcerias e sinergias construídas ao longo dos últimos anos, que consideramos serem uma mais valia para a contínua afirmação a nível nacional e internacional, agregando valor à marca Farcume».

«O objetivo é dar continuidade à longa caminhada na estruturação de novos caminhos e novos públicos e afirmar o cinema como expressão artística multicultural, capaz de unir, envolver e educar audiências para os desafios que o mundo enfrenta a nível ambiental e social, potenciar a produção nacional e internacional», acrescenta.

Na categoria de ficção, o vencedor foi a curta-metragem “Souerdogs”, do realizador Guillermo de Oliveira. Nesta categoria, o júri destacou ainda com menção honrosa a curta-metragem: “Oblívio”, do realizador Ricardo Leite, “The Humbrella”, do realizador Christopher Sanchéz Martin, e “Soul”, da realizadora Mónica Santos.

Na categoria de documentário, o vencedor foi “Kambana”, do realizador espanhol Samuel Pastore.

Foi ainda distinguido o documentário “O Legado Maronês”, do realizador Cláudio Reguengo.

Na categoria de animação, o vencedor foi “Nata da Vida”, dos realizadores Cláudia Gomes e Ricardo Soares.

O júri destacou ainda na categoria de animação com menção honrosa a curta-metragem “O Búzio”, da realizadora Aurora Fernandes.

Por fim, o júri atribuiu, por unanimidade, à curta-metragem “The Recess”, realizada por Navid Nikkhah Azad o Grande Prémio Farcume +.

 

Comentários

pub