CCDR Algarve organiza webinar sobre novo regime geral de gestão de resíduos

No contexto da Agenda Regional de Transição para a Economia Circular

A Sessão Informativa sobre “O Novo Regime Geral de Gestão de Resíduos”, um programa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, está marcado para dia 20 de Outubro, entre as 15hoo e as 17hoo, por via telemática.

O webinar decorre no âmbito da Agenda Regional de Transição para a Economia Circular e dirige-se a decisores e técnicos municipais, a grandes produtores de resíduos, a empresários e colaboradores de Operadores de Gestão de Resíduos e transportadores de resíduos.

De acordo com a CCDR Algarve, este webinar pretende «estimular a ligação entre os organismos públicos, bem como entre a administração, os cidadãos e as empresas, num cenário de desenvolvimento socioeconómico mais sustentável».

Assim, serão debatidos os desafios e as novidades introduzidos pelo novo Regime Geral de Gestão de Resíduos, dando enfoque à aplicação do normativo que se refere à recolha complementar de resíduos e às desafiantes metodologias e metas associadas à recolha seletiva, tendo como oradores representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e do Município de Lisboa.

«Tais reflexões permitirão prosseguir o objetivo de plasmar na gestão regional, os princípios que estão na base dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, salientando nesta iniciativa as preocupações com as Cidades e Comunidades Sustentáveis, os Padrões de Consumo e Produção Responsáveis, e a Ação Climática».

Programa 

15h00 – Abertura por José António Pacheco, vice-presidente da CCDR Algarve

15h10 – Agenda Regional de Transição para a Economia Circular do Algarve. Maria José Nunes (Direção de Serviços de Ambiente da CCDR Algarve)

15h30 – Regime Geral de Gestão de Resíduos – desafios de recolha complementar e recolha seletiva. Inês Mateus (Divisão de Resíduos Setoriais da Agência Portuguesa do Ambiente)

16h00 – Recenseamento de grandes produtores de resíduos. Mafalda Simplício e Pedro Pinto (Direção Municipal de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa)

16h30 – Debate com moderação de Valentina Coelho Calixto (Direção de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve)

17h00 – Encerramento



Comentários

pub