Casa do Povo de Santo Estêvão “abre” Ciclo Outono na Aldeia com Aline Frazão

Este sábado, 29 de Outubro, às 22h00

O Ciclo de Programação de Outono na Casa do Povo de Santo Estêvão começa este sábado, 29 de Outubro, às 22h00, com um concerto de Aline Frazão. 

Aline Frazão, nascida a 1988, é um dos nomes sonantes da nova geração de músicos angolanos. Cantora, compositora, guitarrista e produtora, nasceu e cresceu em Luanda e atualmente vive na Alemanha. Além dos quatro álbuns de originais editado, a cantora fez parte do painel de cronistas do jornal Rede Angola durante dois anos.

Em 2011 lançou o seu álbum de estreia, “Clave Bantu”, um disco composto por um repertório autoral gravado em Santiago de Compostela, Galiza, com os músicos José Manuel Díaz e Carlos Freire. Conta ainda com duas parcerias inéditas com os escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki.

“Movimento”, editado em 2013, é o seu segundo álbum, no que assina a produção musical. Desta vez, para além das canções autorais, como aclamado o tema “Tanto”, dá música a poemas de Alda Lara e Carlos Ferreira. Foi com “Movimento” que começou percorrer palcos de vários lugares do mundo, na Europa, no Brasil, em Angola e em outros países africanos, seja a solo ou com a sua banda.

Em 2015, Aline Frazão editou “Insular”, o seu terceiro disco de originais. Gravado na pequena ilha escocesa de Jura, “Insular” conta com a produção do britânico Giles Perring e com a decisiva participação do guitarrista português Pedro Geraldes (Linda Martini). Em “Insular” apresentam-se as novas parcerias, com a poetisa angolana Ana Paula Tavares, com a rapper portuguesa Capicua, bem como uma versão de “Susana”, de Rosita Palma, com a participação especial de Toty Sa’Med.

Editado em Setembro de 2018, “Dentro da Chuva” foi gravado na cidade do Rio de Janeiro e volta a ter produção musical da cantora. O álbum, num formato minimalista, maioritariamente voz e violão, tem a participação do violoncelista brasileiro Jaques Morelenbaum e do guitarrista e compositor português João Pires. Conta também com um dueto com a cantora e compositora baiana Luedji Luna em “Kapiapia”, um marcante texto de Ruy Duarte de Carvalho. Para além das canções autorais, Aline canta ainda “Ces Petits Riens”, de Serge Gainsbourg, e “Peit Ta Segura”, do compositor caboverdiano Danilo Lopes da Silva.

Em 2020, a cantora estreou-se no cinema com a banda sonora original de “Ar-Condicionado”, uma longa-metragem de ficção produzida pela Geração 80 e realizada por Fradique, que teve a sua estreia no International Film Festival of Rotterdam. No campo literário, é convidada pela Revista Granta para publicar o conto “Lucinda” na sua edição de Novembro e também pela APAV no livro que assinala os 30 anos da Associação. Ainda em 2020, lança no dia 11 de Novembro (Dia de Independência de Angola) a canção e vídeo “Luz Foi”.

Em Junho de 2021 foi convidada a integrar o elenco do novo espetáculo do diretor / autor / encenador italiano Pippo Delbono, “Amore”. A peça estreou no Teatro Storchi (Modena / Itália) a 28 de Outubro de 2021, tendo já agendada uma digressão mundial para 2022/23.

Ainda em 2021, assinalou os 10 anos de carreira com um espetáculo em streaming que recriou “Clave Bantu” com os músicos da gravação original do álbum a partir do estúdio de Santiago de Compostela e um espetáculo na Festa do Avante!.

 



Comentários

pub