CAMP, o não-festival numa vinha algarvia, começa esta sexta-feira no Morgado do Quintão

O não-festival reúne músicos, criadores e pensadores para celebrar a terra, o sentido e a beleza

O CAMP, o não-festival numa vinha algarvia, começa esta sexta feira, dia 7 de Outubro, e apresenta uma programação que integra concertos, talks, workshops, prova de vinhos e a oportunidade de relaxar num ambiente único em comunhão com a natureza.

É num lugar mágico, entre o campo, o mar e a serra, que decorrerá a primeira edição do CAMP, um projeto paralelo promovido pelo Morgado do Quintão, o irreverente produtor de vinhos do Algarve, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Um dos pilares desta parceria entre o Morgado do Quintão e a Câmara Municipal de Lagoa consiste em promover e facilitar o acesso à cultura por parte da comunidade de maior proximidade.

Nesse sentido, o CAMP’22 disponibiliza bilhetes a preços especiais para residentes no Concelho de Lagoa, portadores do Passaporte Cultural de Lagoa e jovens até aos 25 anos que, desta forma, podem usufruir da programação cultural noturna e espaço único do evento com um desconto de 50%.

O CAMP não é um festival de música. É um encontro entre música e cultura que se unem como um guia de campo para cada pessoa se perder. E encontrar. Um palco que convida à expansão do pensamento através da arte, música, alegria e partilha, e celebração da vida.

O evento realiza-se entre as vinhas antigas, debaixo de uma oliveira milenar e com a imponente serra de Monchique como pano de fundo onde, ao longo de três dias, se vão reunir músicos, criadores e pensadores para um não-festival em que a música terá um lugar de destaque, aliada a uma proposta de programação cultural desafiante, numa escala intimista.

As portas do Morgado do Quintão abrem todos os dias às 14h00 e as atividades que integram o CAMP’22 têm início pelas 15h00, proporcionando o acesso dos visitantes a uma programação cultural que se prolonga até à noite, altura em que sobem ao palco Carminho (7 de Outubro), Bruno Pernadas (8 de Outubro) e Mário Laginha (9 de Outubro).

A participação destes artistas no CAMP’22 não se resume aos conceitos artísticos que apresentam em palco. No dia 7 de Outubro, antes da abertura do recinto, Carminho irá receber um grupo de alunos da ESPAMOL para uma conversa sobre música, a carreira da Fadista e os sonhos que a movem. No dia 8, após o seu concerto, Bruno Pernadas será o anfitrião de uma conversa entre o público CAMP’22 e o músico.

Finalmente, Mário Laginha dará uma aula aberta a estudantes do Agrupamento de Escolas da Bemposta na tarde de dia 09 de outubro, data do seu concerto. Desta forma, no prolongamento do conceito associado ao CAMP, os artistas estarão em contacto direto com o público, promovendo a proximidade dos participantes no evento com os músicos que irão partilhar histórias e memórias das suas vidas e carreiras num ambiente propício à troca de experiências.

Nos três dias de evento, a programação tem início com Talks, ciclo de conversas com convidados que se centra numa reflexão sobre os temas principais do CAMP’22 – “Terra, Sentido e Beleza”. As Talks acontecem entre as 15h00 e as 18h00, sob a forma de palestras, trocas de ideias informais ou conversas intimistas. Independentemente do formato, há sempre 2 blocos de atividades a acontecer em simultâneo.

Na sala de uma das casas da propriedade, projetam-se ideias e conteúdos, em palestras de 30 minutos seguidas de espaço para perguntas e respostas. Em alternativa, à sombra da oliveira milenar desenrolam-se conversas intimistas, sobre temáticas diversas numa fusão entre oradores e ouvintes. Nas primeiras duas noites de evento (7 e 8 de outubro), após os concertos, haverá ainda debates informais junto à fogueira, para quem quiser ficar a partilhar experiências pela noite dentro.

 

 

Na experiência CAMP’22 que foi pensada para esta 1ª edição, não poderiam faltar provas de vinhos Morgado do Quintão que acontecem todos os dias do evento das 16h00 às 17h00. As provas são conduzidas por Joana Maçanita (7 e 8) e Filipe Caldas de Vasconcellos, responsável pelo Morgado do Quintão e fundador do CAMP (9 de Outubro).

A programação CAMP’22 inclui ainda workshops de cerâmica, madeiras recicladas e ecologia que acontecem no antigo lagar da propriedade, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer este espaço na sua totalidade enquanto usufruem de uma série de actividades culturais.

Este ciclo de workshops, apelidado de “Gentes da Nossa Terra”, será desenvolvido em parceria com o Loulé Design Lab, um laboratório de criação, investigação e experimentação integrado no Projeto Loulé Criativo da Câmara Municipal de Loulé.

O CAMP’22 realiza-se em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, que assume um papel de relevo ao apoiar projetos que têm como ambição contribuir positivamente para o desenvolvimento sócio-cultural do concelho.

Os passes de três dias, bilhetes diários ou só para os espetáculos, à noite, com o objetivo de promover o acesso à cultura por parte da comunidade de maior proximidade, estão disponíveis para compra no site do próprio evento ou na Blueticket.

Toda a informação sobre a programação CAMP’22 está disponível no site dedicado ao evento: https://www.intocamp.pt/

 

 



Comentários

pub