APA promove Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental no Algarve

SEIVA decorre entre 8 e 16 de Outubro em toda a região

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai promover, uma vez mais, a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) no Algarve, entre os dias 8 e 16 de Outubro, realizando-se a primeira iniciativa em Loulé. 

Trata-se da exposição “O Algarve e o Novo Bauhaus Europeu”, que irá decorrer no Mar Shopping, no dia 8, cuja inauguração contará com a presença do presidente da Câmara de Loulé.

Além disso, também no dia 8, o Mar Shopping promove a 4.ª edição “Limpeza de Praia”, que irá decorrer na Praia dos Salgados, entre as 9h00 e as 13h00.

 

Além de Loulé, também Olhão, Castro Marim, Faro, Tavira, Vila Real de Santo António, Monchique, Lagos, Portimão, Silves, São Brás de Alportel e Lagoa fazem parte da Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental.

Em Lagoa, estão programadas três iniciativas, duas delas marcada para o dia 8. Assim, das 9h30 às 12h30, realiza-se a Oficina Presencial de Recolha de Sementes da Flora Autóctone, com Ivo Rosa, no Parque Municipal do Sítio das Fontes (Estômbar), cujas inscrições podem ser feitas aqui.

Já à tarde, das 14h30 às 16h30, há a Oficina Presencial “Bolas de Sementes ao Serviço da Biodiversidade”, com inscrições aqui.

No dia 12 de Outubro, das 10h00 às 11h45, tem lugar o percurso exploratório “À Descoberta do Litoral”, com Rosana Afonso, no Praia do Vale do Olival. Inscrições aqui.

 

 

A SEIVA decorre no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” e conta com uma rede de parceiros do projeto, comemorando o início do ano hidrológico e o Dia Nacional da Água.

A iniciativa deste ano terá como tema o “Impacto das Alterações Climáticas nos Ecossistemas Aquáticos”, pretendendo-se reforçar uma maior consciência coletiva relativamente à importância da água nas suas múltiplas dimensões e, de um modo particular, para os desafios que a região enfrenta de escassez hídrica e seca estrutural.

«Ao entender como a água se relaciona com o clima, energia, alimentação, economia e estilo de vida, esperamos estimular os cidadãos algarvios, de um modo particular os jovens, a participarem ativamente na gestão dos recursos hídricos, mostrando simultaneamente que problemas complexos não podem ser resolvidos olhando para um componente de cada vez e que no nosso mundo de especialização, as soluções exigem cooperação, respeito mútuo e compreensão do que esperar de outros, especialistas ou não», refere a APA em nota.

Durante este evento, estão previstos 10 seminários/ações de formação, 19 ações de voluntariado ambiental, 17 visitas pedagógicas e sete exposições, sendo muitas delas desenvolvidas durante vários dias, que resultam do esforço da equipa da APA-ARH Algarve e dos 62 parceiros que as promovem nos 16 concelhos do Algarve.

A programação completa pode ser consultada aqui e passará por Loulé, Lagoa, Olhão, Castro Marim, Faro, Tavira, VRSA, Monchique, Lagos, Portimão, Silves e São Brás de Alportel.

 



Comentários

pub