AMAL aprova renovação de parceria com Instituto Lusíada para apoiar Museu Zer0

Os Municípios irão comparticipar com um valor global anual de 36 mil euros

Foto: Pedro Silva Arquitectos

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou, na última reunião, a renovação do acordo de parceria com o Instituto Lusíada de Cultura, por mais três anos, para consolidação do Museu Zer0, a ser criado em Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira).

Segundo a AMAL, esta renovação «contribui para consolidar um projeto que tem um caráter inédito no país».

No novo contrato, o Instituto Lusíada de Cultura compromete-se a assegurar uma estreita ligação entre as suas atividades e os planos Cultural de Escola.

Em vigor desde Janeiro de 2020, a parceria com o Instituto Lusíada de Cultura prevê a realização de «ações que promovam a instalação do Museu Zer0, o funcionamento e promoção do seu reconhecimento regional e internacional, em particular através de iniciativas de educação e formação de públicos, para a arte contemporânea na sua vertente digita».

Dados do Instituto revelam que, desde o início do acordo, este projeto de sensibilização para a arte digital, já chegou a cerca de 6.000 alunos, em 40 escolas de 23 agrupamentos, envolvendo 80 professores de 30 disciplinas diferentes, em 15 dos 16 concelhos algarvios.

No novo contrato, o Instituto Lusíada de Cultura compromete-se, ainda, a assegurar uma estreita ligação entre as suas atividades e os planos Cultural de Escola, preparados pelos agrupamentos aderentes ao Plano Nacional de Artes, promovendo o seu contributo para a realização de iniciativas de fomento dos valores culturais de forma interdisciplinar.

Os Municípios irão comparticipar com um valor global anual de 36 mil euros, sendo que a comparticipação financeira de cada um deles tem em conta critérios como o número de população total e o número de alunos dos ensinos básico e secundário.

Fundado em 1982 e declarado de utilidade pública em 1991, o Instituto Lusíada de Cultura é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que deliberou patrocinar a criação do Museu Zer0, um Centro de Exposição de Arte Contemporânea com especial foco na arte digital.

 



Comentários

pub