Alunos de clube de Filosofia ajudam Portimão a assinala Dia Municipal para a Igualdade

Programa deste dia resulta da subscrição do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação

Portimão assinala, na próxima segunda-feira, 24 de Outubro, o Dia Municipal para a Igualdade com um debate sobre esta temática no centro da cidade, pela voz dos jovens do clube de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. 

O programa deste dia, que resulta da subscrição do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação celebrado entre o Município de Portimão e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, arrancará com o “Our Speakers Corner”, com intervenções sobre cidadania por parte de alunas e alunos do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, que decorrerá a partir das 15h00 na Alameda da República.

O objetivo é reproduzir simbolicamente um ‘speaker’s corner, local de Hyde Park, na cidade de Londres, conhecido por ser um espaço de intervenção pública, cidadania e liberdade de expressão.

Este evento é organizado pelo clube de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, intitulado o “Clube dos Filósofos Vivos”, sendo extensivo a todos os interessados, desafiados a falar abertamente sobre o tema da igualdade.

O programa encerrará no dia 27 de Outubro, com a apresentação na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes do livro “Aventureira Marielle e o dia da fotografia”, onde se escreve sobre amor próprio, tolerância, inclusão e orgulho, em nome da diversidade e da aceitação.

Com sessões agendadas para as 9h30, 10h30 e 14h30, a apresentação destina-se a escolas, associações e instituições particulares de solidariedade social com intervenção na infância ao nível do 1º Ciclo, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória até ao dia 26 de Outubro, através do e-mail [email protected],

Desde 2010 que se comemoram por todo o território nacional iniciativas em nome da igualdade, inclusão e participação, por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública, num movimento a que a Câmara de Portimão também se associou, ao instituir o Dia Municipal para a Igualdade.

De resto, está marcada para 9 de Novembro a apresentação pública do 2º Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, sob o mote “Portimão, Somos Igualdade”.

A abrir o programa das ações previstas neste segundo plano, está agendado, para dia 18 Novembro, às 10h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, o workshop “Direitos para todas as Crianças”.

Dirigido a crianças do 1.º Ciclo, o workshop será dinamizado pela ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, que utilizará várias dinâmicas de abordagem, entre as quais uma introdução aos temas da igualdade com base na Convenção sobre os Direitos da Criança, intitulada “Direitos do Coelho”, e colagens criativas com recortes da conhecida imagem das Caixas da Equidade. Também serão debatidas expressões como “igualdade”, “equidade”, “inclusão”, “racismo”, “feminismo” ou “liberdade” e construída uma nuvem de palavras.

Com inscrição gratuita, mas obrigatória, através do e-mail [email protected] até ao dia 16.

 



Comentários

pub