Alunos algarvios andam “À Descoberta do Aquífero”

O programa está a chegar, atualmente, a 200 alunos e 18 professores

200 alunos, de sete escolas algarvias, estão a participar no programa de ciência cidadã “À Descoberta do Aquífero” que tem como objetivo apoiar a gestão participativa das águas subterrâneas.

As escolas fazem parte dos Agrupamentos do Montenegro, Almancil, Pinheiro e Rosa (Faro) e Dr. Alberto Iria (Olhão).

O programa está a chegar, atualmente, a 200 alunos e 18 professores.

Sob a coordenação de Luís Nunes, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e investigador do Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS), o objetivo do programa “À Descoberta do Aquífero” é que os alunos das escolas envolvidas recolham, analisem e monitorizem a água subterrânea.

Vânia Serrão Sousa, investigadora do CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, que tem realizado várias ações nas escolas envolvidas, explica como se processa esta parceria.

«Os alunos que têm furos ou poços nas suas casas ou de familiares, que pretendam colaborar com o projeto, recolhem amostras de água subterrânea e levam-nas para as escolas, onde, em conjunto com os colegas e professores, analisam parâmetros como pH, concentração de nitratos e condutividade, através de kits de análise preparados e distribuídos pela equipa do projeto eGROUNDWATER», diz.

Segundo a investigadora, «os alunos também têm a possibilidade de determinar a profundidade da água através da utilização de uma sonda desenvolvida e construída pela equipa do projeto».

Em relação aos alunos envolvidos, todos participam em ações de capacitação realizadas tanto na UAlg, como nas escolas. Estas ações ensinam a fazer a recolha e análise das amostras de água, assim como o posterior tratamento dos dados. Os resultados obtidos pelos alunos serão posteriormente incluídos no projeto eGROUNDWATER.

 



Comentários

pub