Albufeira promove auto-estima de pessoas sem-abrigo com fotografia e ida ao Zoomarine

Para celebrar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Desenvolver a auto-estima das pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser seguidas pelo Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Albufeira (NPISA) foi o objetivo de uma visita ao Zoomarine e da realização de uma exposição coletiva de fotografia promovidas pela Câmara albufeirense nos dias 13 e 17 de Outubro. 

As duas atividades inseriram-se na celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

À visita ao Zoomarine aderiram 16 pessoas, que se fizeram acompanhar por quatro técnicos do NPISA.

Ao longo do dia, o grupo teve «a oportunidade de andar nos vários divertimentos do parque, assistir a espetáculos e de participar numa atividade educativa com dois biólogos, com o objetivo de sensibilizá-los para a problemática ambiental».

«Estas são pessoas em quem a vida bateu, mas o que importa agora é o rumo do amanhã, é o olhar para a frente e não para trás», considera Cláudia Guedelha, a vereadora da Ação Social da Câmara de Albufeira, que acompanhou a visita enquanto coordenadora do NPISA – Albufeira e almoçou com utentes e técnicos.

«São pessoas interessadas e interessantes, que se mostraram muito preocupadas com questões ambientais e apresentaram um grande interesse nas dinâmicas de grupo», refere.

«Queremos também sensibilizar a comunidade em geral, para a importância de um posicionamento positivo para com as pessoas que se encontram nesta situação», conclui a vereadora albufeirense.

 

 

A outra atividade, que teve o pontapé de saída a 17 de Outubro, Dia Internacional da Pobreza, consiste numa exposição itinerante de fotografia realizada por pessoas em situação de sem-abrigo que se encontram no CATE – Centro de Alojamento Centro de Acolhimento Temporário de Emergência, com o mote “A sonhar o futuro”.

A inauguração desta exposição, no dia 17, teve lugar no Cais Herculano, naquele que, segundo a autarquia, foi «um dia festivo, com a atuação de dois intérpretes de violino, do Conservatório de Música de Albufeira, e um beberete, organizado pela equipa de técnicos e utentes do CATE».

«Este trabalho com os utentes foi desenvolvido ao longo de várias semanas, sob a temática das emoções e a ideia de futuro, com saídas para o exterior com máquinas fotográficas na mão. Cada utente tirou fotografias de forma a expressar o seu presente e a pensar a ideia de futuro», descreve a Câmara de Albufeira.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, esteve na inauguração da exposição e mostrou-se impressionado com «a forma de como partilham as suas emoções através da imagem e legendas», que nos trazem «outros olhares sobre a realidade que nos circunda».

O edil albufeirense também realçou o trabalho realizado pelo NPISA no concelho e a importância de se trabalhar o papel dos utentes na sociedade.

 

 

Depois do Cais Herculano, a exposição “A sonhar o futuro” vai estar patente nas freguesias do concelho.

De 3 a 11 de Novembro, estará patente na Guia (Mercado Municipal), de 14 a 21 de Novembro em Paderne (sede da Junta de Freguesia, sala do 1.º andar), de 23 a 30 de Novembro, em Ferreiras (Mercado Municipal) e em Olhos de Água, de 5 a 12 de Dezembro (Sala de Exposições – Apoio de Praia).

A “Rede Social de Albufeira”, no âmbito da qual foi criado o NIPSA, resulta de um protocolo de parceria entre 14 entidades de âmbito concelhio e regional: Município de Albufeira, Instituto de Segurança Social/Centro Distrital de Faro, Associação Humanitária Solidariedade Albufeira – Bombeiros Voluntários de Albufeira, C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem Abrigo – delegação de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Silves – Albufeira, Grupo de Ajuda a Toxicodependentes – GATO, Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de emprego de Loulé, Fundação António Silva Leal, Guarda Nacional Republicana – SPE, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Juntas de Freguesia de Ferreiras, Albufeira e Olhos de Água, Guia e Paderne.

 

 

 

 



Comentários

pub