Albufeira: Campeonato do Mundo de Síndrome de Down termina com entrega de prémios

Campeonato decorreu entre 17 e 22 de Outubro

O 10.º Campeonato do Mundo de Síndrome de Down, que decorreu em Albufeira entre 17 e 22 de Outubro, contou no passado sábado com o jantar oficial de encerramento, uma cerimónia onde foram atribuídos os prémios de melhores nadadores e melhores seleções da edição deste ano.

Camino Martinez (S21 feminino) e Vicente Pereira (S21 masculino) foram os melhores nadadores deste Campeonato, ao passo que na vertente “Mosaicos”, Jagoda Litner e Caique Aimore, foram os mais bem classificados, na categoria de femininos e masculinos. Já as melhores equipas foram as da Grã-Bretanha, México e Itália.

No decorrer do jantar foram ainda entregues os prémios e placas de reconhecimento. Rui Sardinha e Miguel Miranda, vice-presidentes da Federação Portuguesa de Natação, entregam as placas de agradecimento a José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e a Cristiano Cabrita, vice-presidente, bem como a Barbara Higgins, da Organização Internacional de Natação para Síndrome Down (DSISO), a Mário Ferreira (CEO da NAU Hotels), a Carla Cardoso (representante da ANDDI) e a José Perdigão (presidente da Analgarve).

Os autarcas José Carlos Rolo e Cristiano Cabrita entregaram, por seu turno, recordações às 23 comitivas presentes e Lizzie Vogel, presidente da DSISO, atribuiu uma placa de reconhecimento à Câmara Municipal de Albufeira.

Nesta cerimónia foram ainda prestados agradecimentos às diretoras técnicas deste Campeonato mundial, nomeadamente a Lolli Montico, Carla Cardoso e Mariett Matias, bem como a Sónia Demétrio, do FC Ferreiras e a Nelson Pereira da Sport TV, pelo «empenho, apoio e colaboração que demonstraram antes e durante o evento e que tanto contribuiu para o sucesso do mesmo», referiu Miguel Miranda.

José Carlos Rolo frisou ainda que «Albufeira é eminentemente um concelho de inclusão, de apoio e de igualdade de oportunidades».

«A realização do Campeonato Mundial de DSISO em Albufeira com o nosso suporte financeiro, logístico e comunicacional, afirma-nos como um destino de excelência para os grandes eventos internacionais desportivos», disse.

O edil deixou ainda um agradecimento ao F.C. das Ferreiras e a todos os voluntários e agrupamentos dinamizadores do evento. Por sua vez, Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador da Juventude e Desporto, não escondeu a satisfação pela realização deste Campeonato em Albufeira e disse mesmo que, pelas características intrínsecas do mesmo, onde todos os atletas «são grandes exemplos da superação humana», este foi o evento desportivo que mais o sensibilizou ao longo deste ano.

«O campeonato do Mundo de Natação Síndrome de Down é, indubitavelmente, a afirmação de Albufeira como ator desportivo nacional de relevo. É por esta e outras razões que queremos ser Cidade Europeia do Desporto 2026. É este o caminho para o nosso concelho», rematou.



Comentários

pub