16 jovens ucranianos participam em campo de férias de Portimão

Iniciativa decorre no âmbito do programa do Comité Europeu das Regiões

16 jovens, entre os 10 e os 17 anos, oriundos do município de Bilopillya, na região de Sumy, na Ucrânia, participam, entre os dias 3 e 24 de Outubro, nos campos de férias de Portimão inseridos no programa do Comité Europeu das Regiões. 

O principal objetivo deste campo de férias, com a duração de três semanas, é, segundo a autarquia, a criação «de um espaço onde se possam sentir seguros e encontrem a normalidade de uma rotina diária equilibrada, contribuindo para restabelecer a confiança no futuro, através da dinamização de atividades ao ar livre, da prática de desporto e de iniciativas de reabilitação emocional, que irão também permitir despertar nestes jovens o sentimento de que a Ucrânia faz parte da Europa».

Até agora, Portimão é a única autarquia portuguesa a fazer parte do projeto, em articulação com a Associação dos Municípios da Ucrânia.

O programa do campo de férias em Portimão privilegia não só atividades nos diversos equipamentos desportivos e culturais do Município, como atividades ao ar livre, proporcionando idas à praia, atividades na área desportiva da Praia da Rocha, prática de surf, batismos de mergulho, natação, passeios culturais, atividades ambientais e uma viagem de catamaran solar pelo Rio Arade, entre outras.

Além de passeios por Portimão e Alvor, com incidência nos equipamentos culturais e nos locais históricos, bem como idas à Praia da Rocha, à Quinta Pedagógica de Portimão e ao concelho de Monchique, os jovens terão a oportunidade de visitar alguns dos principais parques temáticos da região, como são os casos do Slide and Splash, do Zoo de Lagos e do Krazy World.

Alguns parceiros locais contribuem ainda com oferta de bilhetes para visitas, como é o caso do Zoomarine, a Sand City e o Autódromo Internacional do Algarve, onde os jovens tiveram a oportunidade única de assistir ao Mundial de Superbikes.

 

 

Esta foi também uma ocasião propícia para que outras crianças ucranianas, atualmente a frequentar estabelecimentos de ensino do Município, se juntassem ao grupo para assistir a este grande evento desportivo e estreitar laços de amizade entre si.

Os jovens ucranianos assistirão ainda a eventos desportivos e culturais que por estes dias marcam a agenda em Portimão, como  é o caso do jogo de futsal, marcado para 17 de Outubro, no Pavilhão Desportivo da Boavista, e o espetáculo “Lado Bom”, no dia 22, que terá lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão.

Ao longo do programa do campo de férias, os jovens ucranianos são ainda acompanhados pelos  técnicos da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde, no âmbito do apoio social prestado, além do Município contar com o apoio do Centro de Apoio à População de Leste e Amigos para o serviço de tradução de todas as atividades que carecem de explicações e acompanhamento, bem como na dinamização de aulas de Português.

A agenda termina a 23 de Outubro com um jantar de despedida, a realizar no Nosolo Aqua da Praia da Rocha.



Comentários

pub