Visita ao Celeiro de S. Francisco junta o fado à arquitetura

Este sábado

O «icónico edifício da Torre da Horta dos Cães, também conhecido como Celeiro de S. Francisco», vai ser dado a conhecer amanhã, sábado, dia 24 de Setembro, numa visita orientada pelo historiador de arte Daniel Santana e a conservadora-restauradora Susana Paté, ambos técnicos do Museu Municipal de Faro.

A iniciativa, que faz parte do programa das Jornadas Europeias do Património, contará ainda com a atuação do fadista farense Luís Manhita, que vai, «através da sua voz, construir uma experiência única e de simbiose entre a alma portuguesa do fado e a Torre da Horta dos Cães, enquadrada por iluminação cénica, realçando a beleza estética e artística do edifício», segundo a FARO 1540, que foi convidada pelo Museu de Faro a associar-se à iniciativa, no âmbito do Projeto Torre de S. Francisco: Território e Memória.

A visita «pretende dar a conhecer uma das mais enigmáticas obras do arquiteto Diogo Tavares e Ataíde (1711-1765) e a sua obra», ao mesmo tempo que se promove «a fruição e dinamização do património arquitetónico da nossa cidade, a memória deste lugar perdido no tempo, desvendado os seus mistérios e abrindo mais uma porta à participação da comunidade, a um projeto que pretende ser acima de tudo dos farenses para os farenses».

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias de Faro.

 

 



Comentários

pub