Visita à coleção de fruteiras, exposição e seminário: DRAPAlg celebra a Dieta Mediterrânica

Feira dura de 8 a 11 de Setembro

Foto: Arquivo

Uma visita às coleções de fruteiras tradicionais, uma exposição e um seminário. A Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve vai ter várias atividades na Feira da Dieta Mediterrânica que decorre de 8 a 11 de Setembro.

Esta visita às coleções de fruteiras tradicionais do Algarve, aberta a toda a comunidade, marca o início do certame, no dia 8 de Setembro, às 9h45, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

«Estas coleções caracterizam-se de elevado interesse patrimonial e cultural, pois, além da maioria serem únicas no pais, são representativas da paisagem típica algarvia e, logo, do imaginário associado à Dieta Mediterrânica», diz a DRAPAlg.

De seguida, os interessados poderão visitar a exposição “Alfarroba – Memórias de uma Vida”, patente no edifício sede do CEAT, espólio cedido pela Direção Regional de Cultura do Algarve e Museu Municipal de Faro.

A mostra apresenta um conjunto de fotografias da autoria de Luisa Melão, que retratam a fábrica de transformação de semente de alfarroba da empresa Industrial Farense, única no país.

Nesse mesmo dia, às 14h30, realizar-se-á também no CEAT um Seminário sob o mote “Saúde, Alimentação e Dieta Mediterrânica” organizado conjuntamente pela DRAP Algarve, CCDR Algarve e o Município de Tavira.

O seminário em questão, cujo programa se encontra disponível aqui, focará temas de relevante interesse no âmbito da Dieta Mediterrânica, entre os quais “os principais Desafios para Proteger a Saúde”, a “Longevidade no Séc. XXI” e a divulgação do “Projeto MEDITA”, contando com a participação dos oradores: Pedro Graça, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Sandra Pais, do Algarve Biomedical Center, José Coucelo, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Maria Palma Mateus, da Universidade do Algarve, Teresa Sancho, da ARS – Algarve, António Marreiros e Luis Cabrita, da DRAP Algarve.

Devido a questões logísticas, aconselha-se a inscrição prévia para o seminário aqui.

Ainda no âmbito do programa da Feira, irá realizar-se no dia 9 de Setembro (sexta-feira) uma mesa redonda sobre o tema “Sustentabilidade Alimentar”, organizada pela CCDR Algarve, DRAP Algarve, Município de Tavira, DECO e Associação Portuguesa de Nutrição.

Durante os dias da Feira, a DRAP Algarve estará representada também com um stand institucional no recinto do evento e em demonstrações culinárias apresentadas no Mercado da Ribeira, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e pela Associação In Loco, que terão como base as conservas “Saborear o Algarve”, desenvolvidas no âmbito de um projeto coordenado pela DRAP Algarve e financiado pelo Mar2020.

 



Comentários

pub