Videovigilância já está a ser instalada em Portimão e na Praia da Rocha

A PSP vai ser a única entidade com acesso às imagens, que serão operadas exclusivamente pelas autoridades policiais

As primeiras unidades das 36 câmaras de vídeovigilância, previstas no protocolo recentemente firmado entre o Município e o Ministério da Administração Interna, já começaram a ser instaladas em Portimão.

«A grande prioridade é a instalação de câmaras nas entradas da cidade e na Praia da Rocha, sobretudo na zona dos bares, conforme definido no estudo prévio realizado pela Polícia de Segurança Pública (PSP), associado às estatísticas existentes sobre a matéria», explica a Câmara portimonense.

No que toca à Praia da Rocha, «esta medida preventiva incide prioritariamente no caminho pedonal junto às falésias, a partir da Rotunda da Fonte (ou do Vau), fazendo a ligação com a Avenida Tomás Cabreira, o que abrange a área onde se concentra um grande número de estabelecimentos de animação noturna».

Segundo o protocolo, a autarquia é responsável pela infraestrutura e aquisição dos equipamentos, cuja rede poderá ser estendida a outras zonas da cidade.

Por sua vez, a PSP vai ser a única entidade com acesso às imagens, que serão operadas exclusivamente pelas autoridades policiais, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens.

O Município de Portimão salienta que «o sistema dispõe de máscaras configuradas nas próprias câmaras, para impedir a captação de imagens em locais sensíveis, como habitações particulares».

Os custos integrais assumidos pelo Município de Portimão com o processo foram de 563 799,49 euros, estando incluída nesta verba a instalação e manutenção do sistema de videovigilância, bem como a formação dos agentes de autoridade que irão operar com as câmaras.

«O projeto foi desenvolvido em três fases distintas e consagra a expansão da rede própria de comunicações do Município, não só no que respeita à fibra ótica, mas também ao nível da criação das infraestruturas elétricas e do fornecimento dos postes para fixação das câmaras, além das antenas wi-fi, as quais possibilitarão o acesso grátis da população à internet», acrescenta a autarquia.

No âmbito do desenvolvimento deste projeto, a Câmara de Portimão assegurou a instalação integral da infraestrutura, nomeadamente de uma rede subterrânea de fibra ótica que é propriedade exclusiva da autarquia.

Neste momento, existem no solo cerca de 50 quilómetros de fibra ótica espalhada pelo concelho, o que representa um investimento exclusivamente municipal na ordem dos 275 mil euros.

O projeto iniciou-se em 2018 na cidade, com a ligação dos edifícios municipais, tendo avançado até 2021 para todas as escolas de Portimão, que se encontram interligadas, e para jardins e espaços públicos desta freguesia.

Já no ano em curso, o projeto da fibra ótica avançou para a infraestruturação da videovigilância agora em fase de instalação, tendo sido feito um investimento próximo dos 300 mil euros, com a perspetiva de que, num futuro próximo, as freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande possam estar interligadas.

 



Comentários

pub