Universidade do Algarve lança pós-graduação em Cibersegurança

Em colaboração com a empresa portuguesa VisionWare

A Universidade do Algarve tem uma nova pós-graduação em Cibersegurança, cuja primeira edição arrancará já este ano letivo, em colaboração com a VisionWare, uma empresa portuguesa dedicada à segurança de informação que assinou um «protocolo estratégico» com a academia algarvia.

A nova oferta formativa é «reflexo da atual necessidade e tendência urgente sentida pelo mercado empresarial português na formação e crescente especialização de novos profissionais na área específica da Cibersegurança», segundo a VisionWare.

No que toca ao protocolo entre a UAlg e a empresa «tem como objetivo estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades, mas também reforçar o ensino especializado no setor da Segurança da Informação, e em particular, na área de atuação específica da Cibersegurança».

Paulo Águas, reitor da UAlg, considera que a instituição já é «uma referência nacional na investigação e ensino da engenharia informática e engenharia eletrotécnica e de computadores», uma vez que a Faculdade de Ciências e Tecnologia «apresenta uma grande oferta de formação, licenciaturas, mestrados, pós-graduações» nesta área.

«Por tudo isto, parcerias neste âmbito, acabam por ser uma mais-valia para a nossa oferta curricular e, consequentemente, para os nossos alunos. Esta parceria trará, acima de tudo, troca de informação pertinente e relevante, incluindo o desenvolvimento de iniciativas e outros projetos de interesse reconhecido por ambas as instituições”, acrescenta.

Da parte de Bruno Castro, diretor executivo da VisionWare, chega a garantia que a empresa «está a trabalhar fortemente no desenvolvimento de parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento de competências e de inovação, especialmente nas áreas da Cibersegurança», para dar resposta «às necessidades deste mercado ao nível de recursos humanos especializados».

A empresa aposta na «captação de talentos e dos melhores alunos vindos diretamente destas instituições de ensino superior para obterem a sua “profissionalização” e entrada no mercado de trabalho».

«No caso concreto da Universidade do Algarve, conseguiremos promover uma maior cooperação entre a VisionWare e a equipa CSIRT.UAlg, isto é, a equipa da UAlg que está dedicada à resposta a incidentes de segurança», explica.

 

 



Comentários

pub