Terras sem Sombra: O homem pré-histórico e a sua arte aliam-se a nove Séculos de Polifonia

Em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, o festival apresenta um concerto excecional pelo grupo vocal Voces Caelestes e o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo.

Voces Caelestes

O tempo, elemento modelador das paisagens e da relação do Homem com o Mundo, servirá de compasso a mais um fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, num momento culminante da sua 18.ª temporada.

O tempo de escala geológica que forjou os contornos da Serra de Monfurado, aquele outro que determina a multimilenar presença humana nos vestígios encontrados na Gruta do Escoural, e o percurso de nove séculos de história da polifonia europeia, dão o mote às atividades, de acesso gratuito (mediante inscrição prévia*), a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, a 17 e 18 de Setembro.

Dois dias de Música, Património Cultural e Biodiversidade que contam com um momento maior na igreja do convento de São Domingos (17 de Setembro, 21h30), monumento de referência da arquitetura alentejana, revestido a azulejos do século XVII, raros no continente europeu e constituído por oito capelas laterais.

Esta igreja, recuperada pelo Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, proprietário do convento, oferece um palco de exceção para o concerto “Europa Plural: Nove Séculos de Polifonia no Velho Continente”, pelo grupo vocal Voces Caelestes e o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo, dirigidos pelos respetivos maestros titulares, Sérgio Fontão e Marcos de Magalhães, a par da colaboração do violoncelista Pedro Massarrão e da cravista Marta Araújo.

 

Igreja do convento de São Domingos

 

O programa, desenhado para o Festival Terras sem Sombra, inclui peças de Pérotin, Vicente Lusitano, Bach, Schubert e Webern, deixando antever uma memorável noite de grande música. O concerto tem acesso livre.

Com direção musical de Sérgio Fontão, Voces Caelestes é um grupo vocal de constituição variável que ocupa um lugar destacado no universo da música portuguesa, aliando à vasta experiência dos seus cantores a versatilidade na interpretação de um extenso repertório. A par do empenhamento na divulgação e captação de novos públicos para a música antiga, consagra especial atenção à criação contemporânea.

Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga.

O seu trabalho é orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras inéditas ou pouco acessíveis do património musical português; e desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, refletindo criativamente sobre a música e o papel que lhe cabe na sociedade de hoje.

 

Arte rupestre na Gruta do Escoural

 

Tempos da História e da Geologia: Santiago do Escoural e a Serra de Monfurado

A anteceder o concerto, a tarde de sábado (17h00), acolhe uma visita a um tesouro do património cultural nacional, em Santiago do Escoural.

A visita “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e Povoado Fortificado do Escoural” promete levar os participantes a um tempo ancestral. No território, a paisagem era então outra, de mais densa floresta, um recurso indispensável a quem ali se abrigava.

A Gruta do Escoural, constituída por múltiplas galerias onde se observam pinturas e gravuras rupestres, foi descoberta em 1963, o que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica.

 

Entrada na Gruta do Escoural

 

Neste local e nas suas proximidades, foram identificados indícios de antigas populações que ali habitaram, desde há cerca de 50.000 anos. É o mote para uma visita revestida de particular interesse patrimonial, que tem como ponto de encontro a Gruta do Escoural e se estende aos seus arredores, sob a orientação dos arqueólogos António Carlos Silva, Carlos Carpetudo e Rui Mataloto.

As visitas à Gruta do Escoural carecem de inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo: Largo Calouste Gulbenkian, 7050-192 Montemor-o-Novo, pelo telefone 266898103, ou pelo e-mail [email protected]

 

Foto panorâmica do ponto mais alto do concelho – Foto: ©Francisco Capela

 

De um tempo de escala humana para um tempo de dimensão geológica, a manhã de domingo, 18 de Setembro (09h30), intitula-se “Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado”.

Após o encontro no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a visita prossegue rumo à Serra de Monfurado, perfil montanhoso com mais de 20 quilómetros de extensão, que separa as bacias hidrográficas do Tejo e Sado, ostentando 441 metros de altitude máxima no pico de São Sebastião.

Além do relevante interesse da sua fauna e flora, objeto de classificação pela União Europeia, o território foi palco, no final do século XIX e no início do século XX, de exploração mineira, que deixou, como vestígios, “cortas” a céu aberto.

São ainda visíveis, na zona, as ruínas do mosteiro de de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado. Os participantes na atividade são convidados a percorrer alguns dos caminhos serranos, acompanhados por dois peritos, Ana Fonseca, doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, e José Mira Potes, professor da Escola Superior Agrária de Santarém.

Nesta 18.ª edição, o Festival Terras sem Sombra concluirá a sua programação em Sines, a 22 e 23 de Outubro.

 

O Músicos do Tejo

 

PROGRAMA

MÚSICA [Montemor-o-Novo, 17 de Setembro, 21h30]
Local: Igreja do Convento de São Domingos

VOCES CÆLESTES
Direcção musical Sérgio Fontão
OS MÚSICOS DO TEJO
Violoncelo Pedro Massarrão
Cravo Marta Araújo

Órgão e direcção musical Marcos Magalhães

Programa – “Europa Plural: Nove Séculos de Polifonia no Velho Continente”

PÉROTIN [ca. 1160- ca.1230]
Viderunt omnes
VICENTE LUSITANO [1520-1561]
Heu me Domine
JOHANN SEBASTIAN BACH [1685-1750]

Lobet den Herrn, alle Heiden, BWV 230 [Louvai o Senhor, todas as nações]

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]

Gesänge zur Feier des heiligen Opfers der Messe (Deutsche Messe), D.872
[Cânticos para a celebração do Santo Sacrifício da Missa (Missa Alemã)]

1. Zum Eingang
2. Zum Gloria
3. Zum Evangelium und Credo
4. Zum Offertorium
5. Zum Sanctus
6. Nach der Wandlung
7. Zum Agnus Dei
8. Schlussgesang
9. Anhang: Das Gebet des Herrn

ANTON WEBERN [1883-1945]

Entflieht auf leichten Kähnen, op. 2 [Fuga em Embarcações Ligeiras]

 

 

 



Comentários

pub