Tavira é uma das 12 localidades onde vacinação contra Covid e gripe arranca no dia 7

Campanha decorrerá entre os dias 7 de setembro e 17 de dezembro

O Centro de Vacinação de Tavira é um dos 12 a nível nacional onde a vacinação contra a Covid-19 e a gripe vai arrancar no próximo dia 7 de Setembro, anunciou hoje o coronel Carlos Penha-Gonçalves, coordenador do Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe arranca no próximo dia 7 nos maiores de 80 anos e nas pessoas com comorbilidades.

Segundo Graça Freitas, vão ser utilizadas “desde o início vacinas adaptadas”, a serem administradas como dose de reforço, à variante ómicron, por terem um “perfil de eficácia e segurança adaptado às variantes em circulação”.

Em todo o país, haverá 397 pontos de vacinação, mas nem todos arrancarão ao mesmo tempo.

No dia 7, a campanha arranca de forma limitada, devendo generalizr-se no dia seguinte a todo o país. Assim, segundo o coronel Penha-Gonçalves, no primeiro dia a canmpanha terá lugar apenas nos centros de vacinação de Braga, Gondomar, Porto Ocidental, Aveiro, Pombal, Amadora, Cascais, Ajuda, Carnaxide, Mafra, Évora e Tavira.
.
Por seu lado, Rui Santos Ivo, presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), explicou que as vacinas adaptadas da Pfizer/BioNTech e da Moderna começarão “a ser distribuídas na próxima semana”, prevendo-se a sua chegada a Portugal no dia 6 de setembro.

Em causa, está a imunização de três milhões de pessoas, numa campanha que decorrerá entre os dias 7 de setembro e 17 de dezembro. O objetivo é vacinar 280 mil pessoas por semana.

Precisamente para dar resposta a esta campanha, a Câmara de Silves já anunciou que o Centro de Vacinação na FISSUL vai ser reativado a partir de dia 6.

Nesta campanha, há ligeiras diferenças em relação às anteriores, no que diz respeito aos grupos elegíveis para vacinação. Assim, para a dose de reforço contra a Covid foram considerados como grupos de risco as pessoas com 60 ou mais anos de idade, residentes e profissionais de lares e unidades de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais com comorbilidades, grávidas com 18 ou mais anos com patologia e profissionais de saúde.

Foram ainda considerados como elegíveis para a gratuitidade da vacina contra a gripe, a faixa etária dos 65 ou mais anos e das pessoas com comorbilidades, com mais de seis meses de idade. Nas grávidas, não há limite etário.

 

 

 



Comentários

pub