Sítio arqueológico descoberto durante construção de golfe apresentado em Lagoa

Equipa da ERA-Arqueologia recorda Memórias de Lagoa, da Pré-História ao Islâmico

“Memórias de Lagoa a partir da Quinta dos Poços: da Pré-História ao Islâmico” é o tema da conferência que terá lugar no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, no dia 23 de Setembro, às 18h30, integrada nas Comemorações do Centenário do Farol de Alfanzina e nas Jornadas Europeias do Património.

A identificação do sítio arqueológico da Quinta dos Poços 4 e 5 surgiu no âmbito da construção de um campo de golfe do Grupo Pestana, entre Lagoa e Ferragudo.

A escavação de salvaguarda levada a cabo por uma equipa multidisciplinar da empresa especializada ERA-Arqueologia permitiu registar estruturas criadas pelo homem e espólios resultantes de um longo período temporal, desde a Pré-História ao período Islâmico.

Neste sítio arqueológico, um dos maiores registados no concelho de Lagoa, foram identificadas mais de seis dezenas de estruturas escavadas na rocha calcária, designadamente silos/fossas e cavidades funerárias de ritual islâmico, bem como quatro sepulcros coletivos que, em termos cronológicos, podem ser enquadrados entre o Neolítico Médio e o Calcolítico, isto é, do 4.º ao 3.º milénio a.C (entre 6 mil e 5 mil anos atrás).

«Os trabalhos desenvolvidos na Quinta dos Poços revelaram dados particularmente importantes, sobretudo nos contextos pré/proto-históricos, sendo geradores de uma reflexão em torno da ocupação humana primitiva no litoral do Algarve, que, por sua vez, poderá motivar a revisão das teorias sobre os contextos funerários da parte ocidental da região», explica a Câmara de Lagoa.

Os resultados serão alvo de uma apresentação pública a cargo dos arqueólogos Francisco Correia e Catarina Furtado e da antropóloga biológica Lucy Evangelista, da ERA-Arqueologia, que irão falar sobre as estruturas e os artefactos encontrados, referentes aos distintos contextos de ocupação, bem como sobre o estudo bioantropológico preliminar dos restos humanos exumados.

A conferência é de entrada livre.

Fotos: ERA Arqueologia

 

 



Comentários

pub