Silves assinala Dia Mundial da Coluna com atividades nas piscinas municipais

Entre 10 e 20 de Outubro

A Câmara Municipal de Silves irá assinalar o Dia Mundial da Coluna com um programa de atividades, entre os dias 10 e 20 Outubro, no complexo das piscinas municipais de Silves (CPMS), que contemplam a realização de rastreios à coluna, uma tertúlia e classes terapêuticas de hidroginástica, pilates clínico e hidroterapia.

Com o objetivo de detetar alguma alteração postural, com ênfase na avaliação da coluna vertebral, as comemorações terão início com a realização de rastreios à coluna, com sessões nos dias 10 e 11 de Outubro, das 14h00 às 18h00, dirigidas a adultos, e com rastreios no dia 12, das 13h30 às 17h30, dirigidos a crianças e jovens dos 10 aos 17 anos.

Os rastreios serão dinamizados pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget Algarve (ESSJPA) e são gratuitos, mas sujeitos a inscrição prévia até ao dia 6 no site da Câmara.

Em nota, a autarquia frisa que será utilizado um escoliómetro, que irá verificar a presença de alteração na coluna. «Neste processo, o aparelho é posicionado nas costas do participante (avaliação não-invasiva e que não provoca dor), sendo necessário que os avaliados venham munidos de roupa confortável como biquíni ou calção de banho».

As comemorações prosseguem com a realização de uma tertúlia, no dia 14 de Outubro, às 18h00, onde serão abordados temas como fatores de risco de desenvolvimento e manutenção de alterações posturais e dor na coluna, recomendações para a promoção da saúde ao nível da coluna com enfase na atividade física e em aspetos cognitivo-comportamentais, e atividades clínicas na comunidade e cientifico-académicas desenvolvidas.

As classes terapêuticas decorrerão de 17 a 20 de Outubro, com hidroginástica, nos dias 17 e 19 Outubro, às 18h45, e 18 e 20 Outubro, às 12h15. No dia 18 há Pilates Clínico, às 9h10, e hidroterapia, 19, às 14h45.

O Dia Mundial da Coluna se assinala anualmente no dia 16 de Outubro, tendo como principal objetivo alertar para a necessidade de prevenção de lesões na coluna vertebral.



Comentários

pub