Silêncio que se vai cantar o fado à janela no centro histórico de Portimão

A iniciativa é promovida pelo Boa Esperança Atlético Clube Portimonense

Adriana Marques, Melissa Simplício, Daniel Pinto Coelho e Luís Manhita vão cantar o fado à janela, na noite do próximo sábado, 17 de Setembro, a partir das 21h00, no centro histórico de Portimão. 

A iniciativa “Fado à Janela” é promovida pelo Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, de cujas janelas da fachada da sua sede se poderão ouvir os fadistas.

«Este evento único inspira-se nas vivências de Portimão ao longo das décadas de 1960 e 1970 e possibilitará de novo que a plateia aprecie, a partir do largo da Igreja Matriz, os dotes musicais da dupla de instrumentistas e dos quatro fadistas convidados, que cantarão com sentimento e alma temas familiares ao grande público, que deverá solicitar previamente os respetivos convites na Junta de Freguesia de Portimão», diz a Câmara Municipal.

O espetáculo «remete para a época em que as conserveiras esperavam à janela pelo toque das fábricas, anunciando a chegada das traineiras da faina carregadas de peixe fresco, o que lhes garantia trabalho e sustento para as famílias».

«Enquanto se verificava essa espera, e numa partilha de vizinhança, as mulheres cantarolavam os fados mais conhecidos, nalguns casos ao despique e em desgarradas bastante competitivas, o que originava animados momentos de expressão popular, que o Boa Esperança pretende evocar com esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia de Portimão», conclui a autarquia.

 



Comentários

pub