São Brás de Alportel diz estar a investir na eficiência hídrica, apesar das perdas na rede

São Brás está entre os concelhos do país onde há perdas mais elevadas na rede de abastecimento público

A Câmara de São Brás de Alportel garante que «a eficiência hídrica é prioridade» e que tem feito «investimentos muito significativos» nesta área, apesar dos dados mais recentes disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos colocar este concelho entre os três do país onde há mais água desperdiçada nas condutas de abastecimento de água.

Segundo a autarquia são-brasense, desde 2021 «e até ao momento já foram investidos cerca de 400 mil euros, um reforço de investimento de 200% em orçamento, direcionado para a aquisição de tecnologia e equipamentos monotorização e controlo de perdas de água e requalificação dos espaços, com vista a um controlo mais eficaz das perdas e redução do consumo».

Ainda assim, a Câmara diz-se «consciente da necessidade de intervir e combater as perdas de águas na rede de abastecimento».

Para isso, «robusteceu, no início do presente ano, o sistema de telegestão existente, mediante a aquisição e colocação de novos caudalímetros em pontos estratégicos do território são-brasense», um investimento «superior a 45 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência».

Este investimento visou «a melhoria significativa na medição de caudais na rede de abastecimento de águas e verificação de eventuais perdas no circuito para uma monotorização mais célere e eficaz deste precioso recurso natural».

«A monotorização do abastecimento de água na zona serrana, onde a escassez de água se faz sentir de forma mais evidente foi munida de contadores, promotores de uma maior consciencialização e controlo para uma utilização racional da água», reforçou a autarquia.

Ao mesmo tempo, estão a ser realizadas intervenções nas rotundas, que decorrerão de «forma faseada». Neste momento, estão em curso «as obras de alteração profunda a nível de consumo de água nas Rotundas dos Almocreves e das Oliveiras, na Variante Sul», um investimento de cerca de 35 mil euros que visa «uma drástica redução na rega».

Entretanto, o município aprovou novas medidas de racionalização e redução do consumo deste recurso essencial.

Entre outras ações, foi decretado «o encerramento dos lavadouros públicos; o aproveitamento das águas provenientes das operações de “back wash” das piscinas municipais, para lavagens de ruas, lavagem de contentores de resíduos urbanos e desobstrução de coletores com água; a intensificação da renovação do parque de contadores; o reforço da fiscalização no combate ao uso abusivo e desperdício de água; a redução da pressão sempre que possível; a avaliação do tarifário em vigor e ainda a redução da limpeza dos espaços públicos, mantendo as condições mínimas de salubridade».

«Medidas que em conjunto contribuem de forma decisiva para a redução do consumo da água, além de sensibilizar para uma maior consciencialização da atitude individual na gestão deste recurso vital para o bem estar global», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.

 

 



Comentários

pub