Residência artística ajuda a recuperar a arte de trabalhar cana em Alcoutim

Esta é mais uma iniciativa da Cooperativa QRER em torno das técnicas ancestrais de trabalhar a cana

Dois designers e outros tantos artesãos serão os protagonistas da Residência Criativa em Artes Tradicionais – Cana, que decorrerá de 4 a 8 de Outubro, em Alcoutim, e dará continuidade ao trabalho da Cooperativa QRER de recuperação das técnicas ancestrais de trabalhar esta matéria-prima.

A iniciativa, que está a ser preparada há semanas, vai contar com a curadoria do designer Hugo da Silva (Hugo da Silva Design Studio) e a participação dos designers de produto Ana Rita Contente e Ricardo Desirat (Sugo Design), assim como dos artesãos Ana Silva e José Vitorino, este último apenas nas sessões técnicas.

A ideia é que, no final, possa ser criada «uma coleção de produtos viáveis para comercialização, mas também de produtos para reprodução em atividades educativas e lúdico-pedagógicas ou em experiências de turismo criativo, de forma a estabelecer a cana simultaneamente como um material de eleição com raízes históricas e perspetivas de futuro no concelho de Alcoutim», segundo a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

Desta forma, aqueles interessados em aprender a executar os produtos desenvolvidos nos primeiros dias da residência podem participar numa formação aberta ao público, nos dias 7 e 8 de Outubro.

A formação integra as componentes de tratamento da matéria-prima, explicação dos produtos e o ensino prático e interativo de execução dos mesmos. Decorre entre as 9h30 e as 17h30 na futura oficina criativa de cana, situada no Castelo de Alcoutim.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória e condicionada ao limite de vagas existente. Os interessados podem consultar as condições de participação e inscrever-se aqui. Para outras informações contactar [email protected].

A QRER, no âmbito da programação da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, já tinha promovido em Alcoutim dois cursos de “Transmissão de Saberes Mestre-aprendiz”, um em 2020, de introdução à arte de trabalhar a cana, e um segundo, há cerca de um ano, de “Arquitetura Sustentável de Cana e Revestimentos”.

Destas duas iniciativas, surgiu o projeto de criação de uma oficina criativa com um espaço de interpretação e experimentação dedicado à cana.

A residência da próxima semana será mais uma atividade «com o objetivo de estimular a utilização da cana enquanto matéria-prima com potencial para novas utilizações no domínio dos trabalhos artesanais, valorizando-a enquanto recurso local de interesse económico».

«Com esta ação procura-se contribuir de forma ativa para evitar o esquecimento da arte ancestral dos trabalhos com cana e recuperar alguma da sua antiga dinâmica, através da materialização de novas peças de artesanato de cariz lúdico, ligadas a memórias do passado ou mesmo de cariz mais contemporâneo», explica a cooperativa.

A QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, onde se enquadra a Residência Artística é dinamizada no âmbito do projeto Magallanes_ICC e consiste numa rede articulada de espaços de incubação no interior do Algarve, em particular no concelho de Alcoutim e no concelho de Loulé, com o objetivo de promover as indústrias culturais e criativas, apoiar o desenvolvimento de iniciativas de valorização das artes e ofícios tradicionais e o turismo criativo.

Integrará igualmente o Centro Magallanes” de Emprendimiento de Industrias Culturales y Creativas, do qual fazem parte outros parceiros do Magallanes_ICC.

O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, contando com a parceria da Câmara Municipal de Alcoutim, Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e Junta de Freguesia de Alte.

 

 

 

 



Comentários

pub