Pradarias marinhas inspiram obra que vai reverter para a Ria Formosa

A obra foi concebida pelos artistas plásticos Gezo Marques e José Aparício Gonçalves

Um painel com 154 peças individuais dá forma a ‘O Nascimento de Neptunia’, uma obra inspirada nas pradarias marinhas E cujo leilão de cada peça individual reverte para trabalhos de conservação marinha desenvolvidos pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.

A obra foi concebida pelos artistas plásticos Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, que se inspiraram na filha do senhor dos mares para responder ao desafio lançado pela parceira entre Hendrick’s Gin e o Project Seagrass, o qual se dedica a proteger e reflorestar as pradarias marinhas.

Em Portugal, a verba reverte para o CCMAR. Os interessados têm até dia 28 de outubro para adquirir um dos 154 painéis e contribuir, desta forma, para a conservação destes importantes habitats.

Os criadores da obra reuniram-se há alguns meses com a investigadora do CCMAR Carmen Santos para falarem sobre as pradarias de ervas marinhas e a sua importância, altura em que mostraram à cientista a conceção da obra que iam criar.

 

 

Carmen Santos refere-se a este trabalho como «uma representação muito genuína das ervas marinhas, sob a forma de uma sereia rodeada de diferentes criaturas marinhas, mostrando a beleza e vulnerabilidade destes ecossistemas e também uma das suas funções ecológicas, o suporte da biodiversidade».

«Surpreendeu-nos este convite, mas aceitámos logo porque é uma outra forma de fazer chegar a mensagem ao público e reforçar a importância das pradarias marinhas e a sua preservação. Quem quiser pode ficar com um dos painéis da obra sabendo que contribuiu também para o seu estudo e conservação», revela a investigadora.

Há mais de 30 anos que o grupo Algae – Marine Plant Ecology Research – estuda estes ecossistemas e o seu líder, o investigador do CCMAR e professor da Universidade do Algarve Rui Santos, salienta que «cada vez mais se percebe a sua contribuição para o ambiente, mas também para as pessoas porque purificam a água, sequestram carbono, protegem a costa e são o suporte da biodiversidade e dos recursos pesqueiros».

 

 

«A verba angariada será importante para ajudar a financiar os nossos esforços para a reconstrução das populações de ervas marinhas na Ria Formosa, que são o habitat dos cavalos-marinhos que estão ameaçados de extinção neste sistema», conclui.

A inauguração do painel aconteceu na passada quinta-feira em Lisboa e as 154 peças estão já disponíveis para serem adquiridas na Oficina Marques e através deste site.

Após essa data, os painéis procurarão recordar os seus proprietários que somente remando todos para o mesmo lado, na defesa do meio ambiente, será possível levar o planeta a bom porto.

 



Comentários

pub