Portimão terá um “novo” Centro de Recolha Oficial de Animais em 2023

Obra já foi consignada

A obra de ampliação e remodelação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Portimão, que permitirá duplicar a atual capacidade de acolher cães e gatos no concelho, foi consignada ontem, dia 13, e deverá estar concluída «no primeiro semestre de 2023».

O renovado canil e gatil municipal portimonense «estará dotado de condições condignas, quer para os animais residentes, quer para os funcionários e também para os potenciais adotantes», segundo a Câmara de Portimão.

A intervenção custará cerca de 870 mil euros e «passa pela recuperação do existente e pela ampliação do atual equipamento para norte, passando o mesmo de 360 m2 para um edifício de dois pisos com uma área total de 860m2».

O piso zero do centro será destinado aos serviços técnicos e de saúde, assim como para acolher cães, com a capacidade instalada a crescer de 30 para 60. Neste nível ficará instalada a futura Sala de Esterilização de Animais, o Gabinete de Atendimento, a Sala de Espera e alguns Parques de Recreio», descreve a autarquia.

No Piso 1 ficará localizado o gatil, que segundo Osvaldo Mateus, Veterinário Municipal, «beneficiará de uma significativa melhoria das condições, já que para além de duplicar a sua capacidade, de 20 para 40, irá proporcionar mais qualidade no acolhimento, estando previstas salas de Adoções e de Quarentena».

O desenvolvimento da empreitada «será monitorizada diariamente no que concerne ao stress dos animais, já que por se tratar de uma ampliação, terão de conviver “animais e obras”. Assim que a parte da “ampliação” estiver concluída, os animais passarão provisoriamente para a nova construção, finalizando-se posteriormente a requalificação das atuais instalações».

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, sublinhou que, «para além da construção de um novo espaço, moderno, com o dobro da capacidade que tínhamos até agora e com preocupações claras de garantir o bem-estar animal e as adequadas condições de trabalho e de convivência, a própria estrutura municipal terá de crescer, de se qualificar e melhorar a sua capacidade de resposta».

Na cerimónia de apresentação do projeto e de consignação da obra, a edil portimonense destacou ainda o papel fundamental dos voluntários das diversas associações que diariamente trabalham em prol do bem-estar animal, referindo que «graças aos protocolos de colaboração estabelecidos com estas entidades de proteção animal, nomeadamente ao nível esterilização e tratamento dos animais, foi possível garantir 700 esterilizações ano e que fossem adotados cerca de 350 animais em 2021 (gatos e cães)».

A autarca também agradeceu o papel determinante das forças de segurança, PSP e GNR, da DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, mais concretamente a Diretora Regional Cristina Ferradeira e ao ICNF.

«Hoje é um dia importante para Portimão, porque uma obra que ao longo das últimas décadas tinha sido constantemente adiada vai ser uma realidade», rematou.

 

 

 



Comentários

pub