Portimão promove atividades físicas gratuitas para todos na Semana Europeia do Desporto

Entre 23 e 30 de Setembro

O Município de Portimão assinala mais uma Semana Europeia do Desporto #BeActive com atividades gratuitas para os munícipes, entre 23 e 30 de Setembro. 

O programa é promovido em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e realiza-se no âmbito do Programa Desporto Para Todos. O objetivo da autarquia é sensibilizar «todos os segmentos da população para a importância e vantagens de uma prática regular, em prol da sua saúde, contando com o apoio do movimento associativo local e dos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho».

O Beactive Day marca o arranque do programa no dia 23 de Setembro, na forma de uma masterclass de fitness agendada para as 17h30 na Marina de Portimão. A atividade é aberta a todos os participantes e não necessita de inscrição prévia.

Já o dia 24 será dedicado ao desporto em família e vai ser celebrado com várias propostas em todas as freguesias do concelho. Às 9h30 o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande recebe uma aula de natação aberta para pais e filhos, a partir dos 3 anos. Os interessados em participar devem formalizar a inscrição através do email [email protected].

Por Alvor haverá jogos desportivos no Complexo Desportivo, a partir das 10h00, para todos os participantes a partir dos 4 anos, devendo as inscrições ser feitas através do email cdalvor@cm- portimao.pt.

Já na Praia da Rocha as modalidades de praia vão ser o destaque para as famílias, que serão desafiadas a experimentar futebol e voleibol de praia e futevólei. As atividades são abertas para participantes a partir dos 7 anos, devendo as inscrições ser feitas através do email [email protected].

Às 20h00 acontece a Beactive Night, que desafia todos os participantes, a partir dos 14 anos, a participar numa aula noturna de hidroginástica, no Complexo Desportivo de Alvor. Além destas atividades, há ainda a destacar o 3.º Aquatlo O2, que tem partida agendada para as 11h45, na Praia da Restinga, em Alvor, e os workshops de dança que decorrem no Teatro Municipal de Portimão, no âmbito do Portugal a Dançar.

Às 15h30 os amantes de dança podem participar no workshop de Dancehall, com a bailarina Daniela Dias, às 16h45 João Costa dará o workshop de danças latinas, estando o workshop de bollywood marcado para as 18h00, com a bailarina Allana Rosa. A participação nos workshops é gratuita, mas necessita de inscrição prévia.

O dia 25 de Setembro, dedicado aos desportos náuticos e de natureza, inclui o Bike Day que vai ser assinalado entre as 10h00 e as 13h00 no espaço dinamizado pelo Tic- Tac Bike Tour (junto ao Complexo Desportivo de Alvor), com a atividade “Aprender a Pedalar”, dirigida a crianças a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos pais, com ou sem bicicleta.

A data será ainda marcada pela realização do V Troféu António Moura e o II Concurso de Pesca António Pereira, organizados pelo Clube Naval de Portimão, e pela Taça Interassociações de Petanca, a partir das 10h00, na zona ribeirinha de Portimão, e a grande final do Portugal a Dançar, a decorrer a partir das 16h00 no Grande Auditório do TEMPO.

A 26, Dia do Desporto no Trabalho, vai decorrer uma aula de mobilidade e ginástica laboral, às 10h15, no Largo 1º de Maio. Já o 27 ficou  reservado aos desportos urbanos, com o Torneio de Futebol de Rua “Gil Eanes”, às 18h30, no Polidesportivo do jardim Gil Eanes: com inscrição gratuita para o email [email protected] e com o treino aberto de cross training e treino funcional, dinamizado pelo Cross Arade, às 18h00, no Parque de Street Workout do Pontal (inscrições: [email protected]).

O desporto inclusivo é celebrado no dia 28 com uma aula aberta de karaté, às 18h00, no Largo 1º de Maio. A participação nesta iniciativa será dinamizada pelo International Japan Karate Associação Portugal e é gratuita, devendo as inscrições ser feitas através do email [email protected].

 

 

O Dia do Desporto Sénior, a 29 de Setembro, será marcado com uma mega-aula comemorativa dos 20 anos do projeto municipal Exercício e Saúde, agendada para as 10h00 no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão. No mesmo dia realizam-se as aulas abertas de karaté sénior e hidroginástica.

Por fim, no dia Europeu do Desporto na Escola, que se comemora a 30 de Setembro, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco para jogos desportivos de praia destinados à comunidade escolar, com o objetivo de proporcionar o contacto com diferentes modalidades.

A iniciativa é organizada pelo Agrupamento de Escolas Manuela Teixeira Gomes, e contará com a participação de meia centena dos seus alunos.

A Semana Europeia do Desporto 2022 é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IPDJ com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os cidadãos.



Comentários

pub