Portimão aposta na recolha seletiva de restos de comida e desvia toneladas de resíduos do aterro

Portimão é um dos municípios que mais recicla no Algarve

Conteúdo Patrocinado

Na região algarvia, o município de Portimão é um dos que mais recicla, no entanto é urgente diminuir o volume de lixo depositado em aterro, que se traduz num desperdício de recursos e tem consequências não só na saúde pública, mas também ambientais e financeiras.

É com este objetivo em vista que a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão – EMARP, SA., responsável apenas pela recolha de resíduos indiferenciados, iniciou, em março deste ano, a recolha de um novo fluxo denominado orgânicos (restos de comida), e tem vindo a promover esforços na área da educação e sensibilização ambiental.

 

 

Temos de apostar na Redução dos resíduos, na sua Reutilização, na Valorização e Reciclagem, que possibilitam aumentar o ciclo de vida dos materiais, dando origem a novos produtos, sem recorrer a matérias-primas virgens, poupando água e energia, e apenas em último caso avançar para a sua eliminação (deposição em aterro).

No Algarve, o concelho de Portimão é pioneiro na Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos provenientes de habitações

Foi com base nos princípios da Economia Circular e na urgente necessidade de desviar os restos de comida, que ocupam cerca de 37% do nosso balde do lixo indiferenciado, dos aterros, que a EMARP, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), implementou o projeto-piloto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos.

O projeto que abrange 13.836 alojamentos, 35% da população, começou com 80 estabelecimentos do canal HORECA, 5 instituições (IPSS) e 11 escolas, através de Recolha Seletiva de PaP (porta a porta), e neste momento já se estendeu a toda a população residencial da área-piloto.

Para a deposição dos resíduos orgânicos (restos de comida) nas zonas habitacionais encontra-se em fase de término a instalação de 144 contentores, junto à rede de ecopontos já existente. Os munícipes que o desejarem, podem levantar um balde de 7 L, gratuito, disponível na EMARP e nas Juntas de Freguesia de Portimão e Alvor.

Nos últimos 20 anos, o concelho de Portimão enviou para o aterro 605.551 toneladas de lixo indiferenciado, uma média anual de 30.300 toneladas, e separou seletivamente para reciclagem 67.652 toneladas de papel e cartão, embalagens e vidro.

No âmbito da implementação do projeto já decorreram diferentes iniciativas de divulgação e sensibilização. A empresa partilhou com as crianças das “Férias de Verão 2022” a importância da separação e marcou presença nos eventos “Lota Cool Market”, e “Festival da Sardinha”, onde apresentou a Marafada, mascote dos orgânicos, e procedeu à entrega de baldes de 7 L, partilhando o site organicos.emarp.pt, onde todos os utilizadores podem verificar se integram a área-piloto e conhecer em pormenor todo o processo.

Desde março, altura em que a recolha do fluxo de resíduos orgânicos teve início, até julho, foram recolhidas e entregues 225 toneladas de restos de comida à Central de Valorização Orgânica da ALGAR, empresa responsável pela gestão e transformação desta matéria em fertilizante 100% natural, que servirá para agricultura e jardinagem.

 

 

Os objetivos do projeto-piloto passam por criar condições que permitam ao Município cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente resíduos orgânicos a partir do dia 1 de janeiro de 2024, data em que a recolha seletiva ou a sua separação e reciclagem na origem passa a ser obrigatória para todos os municípios portugueses.

Para além da recolha dos resíduos orgânicos e indiferenciados, depositados pelos habitantes na contentorização disponível, a EMARP também assegura o serviço de recolha gratuito de resíduos volumosos, denominado por “monstros”, de verdes (cortes de jardim) e de resíduos de construção e demolição, desde que produzidos em pequenas obras de bricolage ou reparação, quando as mesmas são feitas pelo proprietário ou o arrendatário da habitação.

De referir que desde maio deste ano, e de forma a desviar na origem os recicláveis dos ecopontos, foi celebrado um protocolo entre a ALGAR e a EMARP, tendo esta assumido a recolha porta a porta dos recicláveis, exclusivamente no comércio e serviços na Praia da Rocha e Alvor.

 

Portimão é um dos municípios que mais recicla no Algarve

De acordo com os dados da ALGAR, referentes a 2020, no contexto algarvio, que integra 16 concelhos, Portimão é um dos dois municípios que mais recicla.

Na última década Portimão registou uma tendência positiva no que diz respeito à recolha de resíduos recicláveis (papel e cartão, embalagens e vidro), com uma média anual de 6.376 toneladas. Em 2022, no período de janeiro a julho, os munícipes já separaram 3.900 toneladas de matéria que foi convertida em recursos que permitem adiar a extração de minérios e petróleo, poupar água e evitar o uso de mais árvores.

Esta é a principal vantagem de encaminhar resíduos para a reciclagem: Poupar os recursos naturais através da introdução de matérias-primas secundárias no ciclo de produção.

Comentários

pub