Obras do Lar de Alzheimer de Castro Marim devem estar prontas em Janeiro de 2023

Visita da autarquia e do provedor da Misericórdia serviu para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A Câmara de Castro Marim e o provedor da Santa Casa da Misericórdia visitaram, esta quarta-feira, 21 de Setembro, as obras do futuro lar para pessoas com Alzheimer e outras demências que deve estar concluído em Janeiro de 2023. 

Esta visita serviu para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

O Lar de Alzheimer de Castro Marim terá capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia. Irá estruturar-se em três unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia; Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação.

Este é, para a autarquia, um «projeto prioritário, quer pela sua dimensão, quer pela abrangência».

É que o «Lar de Alzheimer será também um forte contributo à economia local, uma vez que a sua construção permitirá a criação de cerca de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos».

Esta será «uma unidade de referência para todo o Sul do país», destaca o autarca Francisco Amaral, sublinhando que foi um dos maiores apoios municipais de sempre a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, concentrada em dois anos: 1 milhão de euros.

Com um orçamento de quase 5 milhões de euros, o projeto está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU e é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio autárquico. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

 

Comentários

pub