Novos estudantes da UAlg encheram o Pavilhão da Penha para sessão de boas-vindas

Em todos os níveis de ensino (CTeSP, licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) é esperado o ingresso de mais de 3500 estudantes

Mais de 1300 novos estudantes, nacionais e internacionais, que ingressaram na Universidade do Algarve em Cursos Técnicos Superiores Especializados (CTeSP) e em Licenciaturas, participaram na sessão de boas-vindas que decorreu, esta segunda-feira, dia 19, a partir das 9h00, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.

Neste ano letivo, em todos os níveis de ensino (CTeSP, licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) é esperado o ingresso de mais de 3500 estudantes, anunciou a UAlg.

O reitor Paulo Águas felicitou os novos estudantes por terem feito “a escolha certa”. Em relação ao novo ano letivo que agora se inicia, o reitor lembrou que “tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil estudantes a frequentar a UAlg”.

Já no que se refere aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso, Paulo Águas mencionou que “uma boa parte não é oriunda do distrito Faro”.

O reitor também aproveitou esta sessão para cumprimentar os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte oriundos da América do Sul, como é o caso do Brasil e Equador, garantindo que “tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível”.

 

Segundo Paulo Águas, atualmente em Portugal mais de cinquenta por cento dos jovens, com 20 anos, encontra-se a frequentar o Ensino Superior. Em 2030, o País ambiciona ter sessenta por cento desta faixa etária.

“Estamos finalmente acima da média comunitária, mas globalmente ainda muito atrasados e temos de recuperar”. O reitor acrescentou que “se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o Ensino Superior em Portugal, ou seja, estávamos acima da média comunitária, se considerarmos toda a população ativa, de todas as fixas etárias, ainda estamos muito atrás da média comunitária”.

Por isso, “temos de continuar a apostar na qualificação e a resposta que vocês e as vossas famílias deram é precisamente nesse sentido”. A terminar, deixou o repto: “Aproveitem, disfrutem, vivam com intensidade, aprendam muito e sejam curiosos!”

 

 

Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), iniciou o seu discurso destacando e saudando os principais intervenientes desta cerimónia: “os colegas e amigos estudantes”.

O presidente da AAUAlg enumerou as várias vertentes em que a Associações trabalha, assim como os vários núcleos que a compõem. Em nome da AAUAlg apresentou total disponibilidade para ajudar os novos estudantes, referindo: “a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber”.

No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, “perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar.”

 

 

Rogério Bacalhau recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o reitor referiu que “a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional”.

Segundo o presidente, “esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a Universidade tem hoje mais estudantes e diplomados”.

Rogério Bacalhau referiu-se ainda aos prémios e à presença nos rankings internacionais que também revelam o prestígio da Academia e destacou o clima de proximidade entre todas as instituições regionais, entre as quais a Câmara Municipal de Faro, bem como os projetos desenvolvidos em parceria, que também têm contribuído para o sucesso da UAlg.

O presidente do Município acredita que “juntos, trabalhando em cooperação, somos mais fortes, podemos com facilidade originar valor, diversificar a nossa base económica, apostar na preparação de melhores profissionais e na criação de emprego qualificado”.

Depois desta sessão conjunta de boas-vindas, os novos estudantes serão também acolhidos nas respetivas Unidade Orgânicas, onde receberão informações mais pormenorizadas sobre o funcionamento das mesmas.

Para melhor acolher e integrar os novos estudantes, proporcionando-lhe experiências únicas e enriquecedoras, até 26 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas.

Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória clicando aqui.

 



Comentários

pub