Nove litros de beatas recolhidas nas praia de Tavira contribuem para economia circular

“Caça à Beata” juntou 152 voluntários

A iniciativa “Caça à Beata” levou 152 voluntários a recolher nove litros de beatas e outros resíduos entre os dias 22 e 25 de Agosto nas praias do concelho de Tavira (Cabanas, Ilha de Tavira, Terra Estreita e Barril).

«A ação de cariz lúdico-ambiental pretende sensibilizar para a temática dos pequenos resíduos abandonados pelos veraneantes, durante a época balnear, bem como premiar quem colabora na prevenção do meio ambiente», refere a Câmara de Tavira em nota.

Agora, as beatas encontradas no areal serão encaminhadas para a rede Biataki, no enquadramento do projeto de investigação biataCircular, que tem como objetivo a descontaminação e revalorização das beatas, através do cultivo de cogumelos (micélio Ostra), resultando em “ecotijolos” impermeáveis, resistentes a fogo e com baixo peso, numa perspetiva de Economia Circular e valorização dos resíduos.

A “Caça à Beata” surge no âmbito dos compromissos assumidos com a Associação Bandeira Azul da Europa em termos de educação ambiental.

Neste sentido, o Município de Tavira, em colaboração com a Empresa Municipal Taviraverde, promoveu esta ação que contou com o apoio dos concessionários, das empresas de transporte marítimo-turístico, fluvial e do transporte turístico.



Comentários

pub