“Memórias e Etnografia do Algarve”: uma mostra de Cinema Documental para ver em Faro e Loulé

Sessões têm cerca de 1 hora

“Memórias e Etnografia do Algarve”. Este é o mote para uma mostra de cinema documental, organizada pela Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) que vai passar, durante o mês de Outubro, pelos concelhos de Faro e Loulé. 

Esta iniciativa «pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores ou semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais», explica a ACMJPC.

A partir deste projeto inicial, a associação «pretende constituir um espólio fílmico com vista à criação de um Centro de Documentação de Cinema Etnográfico no sul do país, em formato digital».

Por enquanto, esta mostra passará, no concelho de Faro, pelos seguintes locais: Gorjões (dia 1 de Outubro na antiga Sociedade Gorjonense) e Santa Bárbara de Nexe (dia 29, na Junta de Freguesia).

Em Loulé, as paragens são na Casa da Cultura (dias 8 e 15) e em Alte (dias 14 e 28 no Pólo Museológico).

As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, decorrem às 18h00 ou às 21h00 com a presença dos autores: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, António Clareza e Helder Raimundo.

Esta iniciativa conta com parcerias da Casa da Cultura de Loulé e Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

 



Comentários

pub