Loulé fecha trânsito na Praça da República aos fins de semana

Associado ao encerramento do trânsito, a Câmara vai promover o programa de animação “Por Praças e Travessas – Artes na Rua”

A Praça da República, em Loulé, vai estar fechada ao trânsito automóvel durante os fins de semana. A medida já entrou em vigor e quer tanto «melhorar o espaço público», como «dinamizar e promover o comércio local». 

O encerramento do trânsito nesta artéria nobre da cidade – que passa junto ao Mercado Municipal, à Câmara e ao Café Calcinha (atualmente fechado) – durará sempre desde as 20h00 de sexta-feira até às 6h00 de segunda-feira.

Numa informação publicada no Facebook, a autarquia explica que, durante esse período, «não existirá circulação automóvel, com exceção das viaturas de emergência e viaturas inerentes às atividades comerciais, nomeadamente do Mercado aos sábados».

Associado a este encerramento da artéria, a Câmara vai promover o programa de animação “Por Praças e Travessas – Artes na Rua” «que visa melhorar o espaço público, dinamizar e promover o comércio local, assim como permitir às pessoas aproveitar em pleno a cidade, sejam elas residentes ou turistas, num espírito de convívio saudável, de passeio em família ou entre amigos».

O programa contará com iniciativas como música, teatro, animação itinerante, animação infantil, workshops, dança, entre outros.

Nestes primeiros fins de semana, a animação musical estará a cargo de Ana Newton (dia 3, 21h30, Praça da República), Ao Luar Teatro (dia 9, 21h30, Cerca do Convento Espírito Santo) e concerto “Bandalhada”, no âmbito do 2º Encontro de Veículos Militares Antigos do Algarve (dia 10, 21h00, Monumento Engº Duarte Pacheco).

A isto junta-se o facto de os Banhos Islâmicos estarem abertos todos os sábados e domingos, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, com entrada gratuita.

A programação dos próximos fins de semana será, depois, também tornada pública.

A Loulé Concelho Global juntou-se a esta iniciativa e irá, nesta zona, auxiliar na coordenação e articulação de forma a facilitar o processo para todos os intervenientes, nomeadamente em período de funcionamento do Mercado Municipal.

De resto, o Largo Bernardo Lopes, junto à Farmácia Chagas, e a Rua Ataíde de Oliveira ficarão circuláveis. O tráfego será desviado para a Rua de Portugal.

 



Comentários

pub