Loulé assinala Dia Europeu sem Carros com desporto e sensibilização ambiental

Esta quinta-feira, 22 de Setembro

O Dia Europeu sem Carros assinala-se esta quinta-feira, 22 de setembro, e Loulé entrará na celebração encerrando ao trânsito a Praça da República, artéria que se estende entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho, das 15h00 às 23h00. 

O dia representa o culminar da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre desde o passado dia 16, e, este ano, Loulé voltou a promover uma mobilidade mais sustentável através do Parking Day que regressa ao coração da cidade para mostrar aos cidadãos a importância desta matéria

No horário em que o trânsito vai estar cortado haverá um programa de animação e sensibilização no local. Às 19h00, está prevista uma atuação de Hip-Pop apresentada pelo grupo Urban Xpression, enquanto à mesma hora, decorrerá uma aula fitness gratuita, aberta ao público em geral, promovida pelo Ginásio MOOV.

Às 20h00 inicia-se a Caminhada Metrominuto, que contará com um percurso de cerca de 7 quilómetros pela cidade, cujas inscrições poderão ser realizadas no local a partir das 19h30.

O evento contará ainda com horários alargados para o comércio local, rastreios de saúde promovidos pelo Hospital de Loulé, a projeção de Filmes 360º sobre alterações climáticas e a participação de expositores dedicados a esta matéria e animação de rua.

A Praça da República, em Loulé, passou a encerrar ao trânsito automóvel durante os fins de semana, desde sexta-feira, dia 2 de Setembro, uma medida que, segundo a autarquia, visa melhorar o espaço público, a mobilidade suave e promover o comércio local.

A Semana Europeia da Mobilidade constitui um momento em que os cidadãos por toda a Europa têm a oportunidade de usufruir de atividades mais direcionadas e dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

«O tema “Melhores Conexões” incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens da utilização de transportes coletivos. As cidades que promovem este modo de transporte estão em vantagem, recordando que a Câmara Municipal de Loulé aprovou a isenção do pagamento dos Transportes Urbanos do Concelho de Loulé. Assim, os circuitos geridos pela empresa municipal LC Global em Loulé, Quarteira, Vilamoura e Almancil, bem como a ligação entre estas localidades e a estação de caminho-de-ferro de Loulé/Praia de Quarteira, são de utilização gratuita para todas as faixas etárias, não sendo necessária qualquer validação de bilhete ou cartão», remata a autarquia em nota.



Comentários

pub