Lagos volta a dar bolsas de estudo a universitários

As bolsas de estudo têm um valor máximo de 55% do Indexante de Apoios Sociais (IAS)

O concurso para atribuição de bolsas de estudo, dadas pela Câmara de Lagos a estudantes do ensino superior, decorre de 29 de Setembro a 31 de Outubro.

Ao abrigo do “Regulamento Municipal de Atribuição de Prémios de Educação e de Bolsas de Estudo”, este concurso visa apoiar alunos com menos recursos económicos e que estejam a frequentar ciclos de estudo relativos aos níveis de qualificação 5, 6 e 7 do Quadro Nacional de Qualificação, correspondentes aos cursos de Técnico Superior Profissional, Licenciatura, Mestrado e Mestrado Integrado.

Os candidatos devem reunir uma série de condições que envolvem, entre outras, a residência no concelho há pelo menos seis meses, idade até 40 anos, aproveitamento escolar no último ano de matrícula, situação socioeconómica e ter realizado igualmente candidatura à bolsa da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior no respetivo estabelecimento de ensino.

As bolsas de estudo têm um valor máximo de 55% do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que está atualmente fixado em 443,20 euros, sendo concedidas, ao longo de 10 meses, a todos os alunos que tenham um rendimento per capita inferior ou igual ao valor do IAS.

Em adição, são ainda atribuídas, no mínimo, dez bolsas de estudo que premeiam o mérito escolar dos alunos que tenham um rendimento per capita entre 1 e 1,5 do valor do IAS.

No ano letivo de 2021/2022, das 133 candidaturas recebidas, foram atribuídas 121 bolsas de estudo a estudantes lacobrigenses de Ensino Superior, tendo sido o primeiro ano em que se introduziu a nova plataforma online com vista à desmaterialização do processo de candidatura, tornando-o mais prático e acessível.

O regulamento pode ser consultado aqui. 

Já as candidaturas podem ser feitas aqui. 

Comentários

pub