Lagoa promoveu encontro de partilha de boas práticas na área da Educação

Encontro teve como objetivo a partilha de boas práticas entre a comunidade escolar

O IV Encontro Municipal de Inovação na Educação: “Partilha de boas práticas” decorreu a 13 de Setembro, em Lagoa, numa iniciativa promovida pelo Município local e que envolveu a equipa da Universidade do Algarve e os agrupamentos de escolas do concelho.

A Câmara Municipal de Lagoa voltou a realizar um encontro que teve como objetivo a partilha de boas práticas entre a comunidade escolar, «no âmbito de um processo alargado e sustentado de melhoria de toda a comunidade educativa», salientou a autarquia.

Ao longo do dia, tiveram lugar 17 apresentações que refletiram, mais uma vez, a riqueza, a diversidade e a inovação de práticas pedagógicas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, das mais diversas áreas e em articulação com diversos intervenientes educativos.

Foram apresentadas práticas que abarcaram diferentes objetivos, tais como, 1) reduzir o tempo despendido pelos docentes na execução das suas tarefas diárias; 2) promover o processo de ensino-aprendizagem-avaliação; 3) observar a ciência com uma nova lente, isto é, como parte integrante da vida para além do espaço da sala de aula; 4) sensibilizar para uma cultura de escola onde todos encontrem oportunidades para aprender e a ser empáticos; e 5) conhecer a identidade cultural do território.

«As emoções, os afetos e as competências socioemocionais foram também protagonistas deste espaço, reforçando assim a sua importância no desenvolvimento global e no sucesso escolar dos alunos», acrescenta a Câmara de Lagoa.

Foram ainda dadas a conhecer práticas pedagógicas que permitiram favorecer momentos de partilha e de articulação curricular entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo, enquanto estratégia de suporte à qualidade da transição dos alunos.

Além destes aspetos, destacar ainda a pertinência das práticas que procuram compreender melhor a motivação dos alunos para a frequência no ensino secundário no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira.

Este agrupamento apresentou o seu programa de desenvolvimento de competências que permitem aos jovens realizar, com sucesso, as suas tarefas escolares, melhorar o seu rendimento escolar, ser autónomo e responsável pelo seu processo de aprendizagem.

Por fim, decorreu a apresentação de dois documentos orientadores do Município de Lagoa, o Plano Estratégico Municipal da Educação e o Programa de Atividades Educativas do Município.

A autarquia lagoense salienta que «este encontro permitiu uma vez mais reunir um conjunto de práticas inspiradas num modelo de escola que visa promover o sucesso de todos, de uma cultura de autonomia, flexibilidade e de inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e da sociedade».

«Este encontro é de extrema importância para o Município e para a comunidade escolar. É um encontro que nos permite continuar a crescer e aprender, uns com os outros, e continuar a prestar um serviço de qualidade às nossas crianças e jovens, no que à área da educação diz respeito», reconheceu Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

 



Comentários

pub